Google confirma fim de atualizações para os Pixel e Pixel XL

Por Wagner Wakka | 06 de Novembro de 2019 às 15h00
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Pixel

Ficha técnica

A suspeita de que o Pixel original e seu irmão Pixel XL não receberiam mais atualizações se confirmou. A Google informou ao site The Verge que os aparelhos vão ter só mais um update de segurança, a ser lançado em dezembro. A partir daí, nunca mais.

A história começou com uma cláusula de 2016 dos aparelhos, que prometia apenas dois anos de atualizações do Android e três para os pacotes de segurança mensais que a companhia solta. Passado o período prometido, a Google não soltou o patch para os modelos Pixel e Pixel XL, reacendendo esta suspeita.

Pixel XL: fim das atualizações

Em nota para o site The Verge, a companhia confirmou que não vai mais trabalhar em atualizações para os seus primeiros modelos de sua atual linha de smartphones. Contudo, os usuários ainda vão receber um derradeiro pacote em dezembro, com todas as mudanças também de novembro.

Apesar de ser sido clara sobre seu cronograma, a Google já tinha surpreendido seus usuários ao soltar o Android 10 este ano para os Pixel e Pixel XL. Isso levantou a esperança de que ela também poderia adiar o fim do update de segurança.

A medida da empresa trouxe de volta debates sobre obsolescência programada de aparelhos. Por mais que o smartphone continue funcionando normalmente, não se torna mais uma plataforma tão segura do que se tivesse suas atualizações em dia.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.