Publicidade

Dimensity 9000: Samsung estaria ajudando a otimizar chip para sensor de 200 MP

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Dezembro de 2021 às 07h30

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek pode ter ganhado um importante aliado na guerra contra a Qualcomm. Nesta semana, a Samsung parabenizou a marca taiwanesa pelo chipset Dimensity 9000 em um evento na China, e indicou uma colaboração na otimização para o sensor fotográfico ISOCELL HP1 de 200 MP.

A informação sobre a parceria entre as duas marcas foi levantada pelo popular leaker Ice Universe. Aparentemente, o Dimensity 9000 estaria sendo preparado para funcionar perfeitamente com o sensor ISOCELL HP1.

Continua após a publicidade

Conforme as informações reveladas pela MediaTek, o Dimensity 9000 tem compatibilidade com câmeras primárias de até 320 MP. Além disso, o chip oferece suporte para captura de imagens em HDR com 18-bit de informações em três câmeras simultâneas.

Galaxy S com Dimensity 9000?

A colaboração entre a Samsung e a MediaTek não é algo surpreendente. Rumores apontam que a marca sul-coreana estaria estudando usar o Dimensity 9000 nos próximos celulares e tablets da linha Galaxy.

Continua após a publicidade

O excelente desempenho no controle de energia da plataforma teria surpreendido os engenheiros da Samsung. Então, a companhia poderia usar o processador nos lançamentos a partir do segundo semestre de 2022.

Dessa maneira, faz todo sentido as empresas já estarem trabalhando na otimização do ISOCELL HP1. Bem como, uma variante do Galaxy S com câmera principal de 200 MP e o Dimensity 9000 pode estar surgindo no horizonte.

Embora a Samsung tenha o chip proprietário Exynos, a sul-coreana sempre abriu exceção para trabalhar com processadores de outras fabricantes. Algo que, até então, tem sido recorrente com a linha Snapdragon da Qualcomm em determinados mercados.

Continua após a publicidade

Sucesso do Dimensity 9000 antes do lançamento

Nesta semana, algumas fabricantes chinesas revelaram que usarão o Dimensity 9000 em celulares flagships em 2022. Por exemplo, as variantes topo de linha das séries Redmi K50 e Oppo Find X serão alimentadas pelo chip da MediaTek.

Além disso, a marca taiwanesa divulgou um vídeo mostrando o desempenho do chip em testes de benchmark. Em destaque, as pontuações em plataformas como AnTuTu e GeekBench mostram um equilíbrio entre o novo SoC e o Snapdragon 8 da Qualcomm.

A previsão é que os primeiros dispositivos com o Dimensity 9000 cheguem ao mercado durante o primeiro trimestre de 2022. Dessa maneira, todos poderão conferir de perto o real poder do primeiro processador mobile de 4 nm.

Continua após a publicidade

Fonte: MobileLabs (em italiano)