3 dicas para tirar fotos de fogos de artifício

3 dicas para tirar fotos de fogos de artifício

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 28 de Dezembro de 2021 às 14h40
Unsplash/Alexander Popov

A queima de fogos é uma das tradições mais marcantes nas festas de Réveillon no fim do ano, né? No Brasil, as pessoas lançam vários fogos de artifício que iluminam todo o céu durante a virada do ano com muitas cores e formas diferentes. Então, esse é um momento de celebração aos novos começos!

Mas, gente, vale ressaltar que os fogos precisam ser silenciosos, tá? O barulho das explosões faz mal para quem tem sensibilidade a ruídos, isso incluí pessoas e também animais de estimação. Inclusive, já existem leis que proíbem a venda e o uso desses materiais no Brasil. Então, essa medida é muito importante.

Ah! E as luzes dos fogos também podem render fotos maravilhosas, né? Mas, às vezes, é muito difícil fazer fotos legais dos fogos de artifício. Afinal, é um evento que acontece à noite e os fogos emitem muita luz. Por isso, hoje vim mostrar algumas dicas que podem te ajudar a tirar fotos bem legais nesse fim de ano. Dá só uma olhadinha nessa matéria!

1. Não coloque o foco da câmera na luz

Na hora de fotografar os fogos, direcionar o foco da câmera do seu celular para as luzes coloridas não é o ideal para capturar uma ótima foto. Mas, você pode estar se perguntando: — “Por que, Lu?”. Olha só! Isso acontece porque a exposição das luzes pode deixar sua foto mais “estourada”, diminuindo a qualidade das formas e cores na foto.

Não coloque o foco da sua câmera diretamente nos fogos de artifício (Imagem: Unsplash/Alexander Popov)

Por isso, na hora de tirar fotos, você pode conseguir imagens mais nítidas e coloridas posicionando o foco da sua câmera de celular para as partes escuras do céu. Ah! Abaixar o brilho da foto também pode melhorar a definição dos fogos de artifício. Fica a dica!

2. Use longa exposição

Essa é a dica mais importante. Usar o modo de "longa exposição" no seu celular é a melhor maneira de fotografar os fogos de artifício à noite. Isso porque para as lentes das câmeras, é difícil capturar a luz dos fogos com facilidade. Assim, uma solução é ativar o modo de “longa exposição”, aumentando seu valor entre 2 a 15 segundos. Desse jeito, a câmera consegue captar até mesmo o rastro de luz dos fogos de artifício. Gente, e o resultado fica incrível!

Você pode usar o modo longa exposição para pegar o rastro dos fogos de artifício (Imagem: Unsplash/Elisha Terada)

3. Aproveite modos inteligentes de câmera

Outra dica importante para tirar ótimas fotos no celular é aproveitar o “Modo Pro” das câmeras. Lá você pode usar várias configurações inteligentes de foto como — ISO. A medida de ISO representa a sensibilidade à luz do seu sensor de câmera. Assim, quanto mais alto for o valor de ISO, mais sensível à luz sua câmera será.

Diminuir o valor de ISO pode garantir melhores fotos à noite (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Então, a dica é deixar o valor de ISO mais baixo, entre 100 e 300, isso pode melhorar a qualidade das suas fotos de fogos de artifício à noite. Vale a pena conferir!

Bem legal, né? Essas são algumas dicas que podem te ajudar a tirar fotos incríveis dos fogos de artifício durante as festas de Réveillon. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.