Descubra o tipo de capa de celular perfeito para cada uso

Por Colaborador externo

Os smartphones já conquistaram de vez os brasileiros. Segundo relatório divulgado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), os aparelhos já contemplam 76% do mercado de celulares no Brasil. Com esse panorama, novos hábitos também surgem, como é o caso da proteção no caso de quedas ou acidentes.

Quem tem um smartphone sabe que capas para ele são essenciais para o cuidado do aparelho. Por isso, saiba as diferentes capinhas disponíveis no mercado e suas funções para facilitar na hora de decidir qual adquirir.

Tradicional

Capinha para celular

As capas mais comuns protegem o verso do celular e principalmente as quinas - locais mais afetados no caso de queda. Os materiais podem ser de plástico mais firme ou polietileno. É importante atentar para o detalhe da tela, já que algumas só protegem as laterais e não evitam riscos ou quebra caso o aparelho seja derrubado. Esse tipo geralmente possui atrativos estéticos como imagens e até mesmo relevo na parte traseira, dando um charme a mais. Alguns modelos inovadores e sustentáveis são fabricados com plástico biodegradável.

Bumper

Capinha para celular

As capinhas bumper são do tipo que protege somente a lateral do celular, deixando exposta a frente e o verso dele. Elas são práticas por serem bem mais leves e menos volumosas que as capas comuns e, além disso, são facilmente removíveis. Elas são úteis também para o acesso aos botões laterais do celular, que geralmente ficam encobertos com os outros tipos de capas. Alguns modelos mais modernos possuem uma espécie de “soco inglês” na lateral, ajudando na hora de segurá-lo, além de um interior emborrachado para amortecer no caso de quedas. A desvantagem é a falta de proteção contra arranhões e riscos, tanto na tela quanto na parte traseira do aparelho.

Silicone e TPU

Capinha para celular

O material é um fator decisivo para a escolha de uma capinha de celular. O TPU é uma sigla que significa, em inglês, “Polímero Termoplástico” e está naquelas capinhas mais firmes, mas com alguma maleabilidade. Alguns modelos possuem um desenho de superfície com texturas que ajudam no amortecimento do impacto. As capinhas de silicone são vantajosas pela maleabilidade e facilidade de higienizar. O preço delas é baixo, mas sua vida útil é bastante limitada. O TPU, por sua vez, protege bastante no caso de mudanças bruscas de temperatura, mas é intermediário em termos de firmeza. Por ser mais rígido, ele também não rasga ou fica alargado com facilidade, entretanto costuma ser maior e alterar o design do aparelho.

Flip

Capinha para celular

Para quem busca proteção e preza por um uso mais tranquilo do smartphone, as capinhas de flip são excelentes. Protegem a tela de riscos, quedas e até mesmo de gordura e sujeira que possam entrar em contato com o telefone. Funcionam como um envelope e, por isso, variam muito conforme o gosto de cada usuário, podendo ser feitas em couro e tendo estampas. Os contras incluem a ausência de proteção nas laterais e o fato de a tela ficar oculta a maior parte do tempo. Alguns modelos, entretanto, trazem fendas nas quais é possível visualizar algumas informações como hora ou porcentagem de bateria. Outro fator a ser ressaltado é que elas modificam o design do aparelho, que fica “escondido” pela capinha.

Superprotetoras

Capinha para celular

Por oferecerem máxima proteção ao aparelho, elas são perfeitas para viagens, esportes radicais ou situações mais perigosas. Já para o dia a dia, essas capas não são muito indicadas, pois a estrutura maior altera o peso e o espaço do aparelho, atrapalhando um pouco os usuários. Há alguns modelos de capa superprotetora com funções especiais, como deixar o aparelho protegido até embaixo d’água. Algumas delas inclusive possuem espaço para acoplar dispositivos que fornecem bateria extra ao smartphone. Por isso, nesse caso, a funcionalidade está em primeiro plano na hora da escolha, já que a usabilidade fica um pouco prejudicada.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.