Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Descoberta falha no recurso de desbloqueio facial do Huawei Mate 20 Pro

Por| 19 de Outubro de 2018 às 16h13

Link copiado!

Descoberta falha no recurso de desbloqueio facial do Huawei Mate 20 Pro
Descoberta falha no recurso de desbloqueio facial do Huawei Mate 20 Pro
Mate 20 Pro

O desbloqueio à base de reconhecimento facial do Huawei Mate 20 Pro pode não ser tão seguro como se imaginava a princípio, de acordo com o Android Pit. Isso porque o recurso sempre se engana, confundindo um dos membros da equipe do site com outra pessoa, quando a ferramenta de desbloqueio é testada.

Ainda não se sabe, porém, se isso se aplica a todos os dispositivos da linha, mas de toda forma, é preocupante que isso tenha sido constatado em um dos Mate 20 Pro. O engano do desbloqueio facial não é exatamente uma novidade, ainda mais se o aparelho estiver usando tecnologia 2D. Todavia, o novo smartphone da Huawei está usando sensores para criar um mapa 3D do rosto do usuário.

A companhia havia dito, inclusive, que com essa tecnologia, o recurso não seria enganado por uma imagem plana – o que é ótimo, a menos que exista alguém muito parecido com o proprietário do celular. Além disso, o sistema de reconhecimento falhou de maneira muito simples, o que é alarmante.

De acordo com o Android Pit, o smartphone foi desbloqueado pela primeira vez quando um outro funcionário estava simplesmente mexendo no dispositivo, ou seja, sem tentar propositalmente enganar o reconhecimento facial. Depois, o recurso se enganou novamente, apesar de desta vez ter verificado os rostos de duas pessoas repetidas vezes.

Continua após a publicidade

As duas pessoas que foram verificadas pelo aparelho são parecidas, mas não idênticas: os dois homens possuem penteados e barbas semelhantes, mas suas características faciais distoavam entre si. De toda forma, vale lembrar que o novo dispositivo está em pré-lançamento e que seu software não necessariamente a versão final — ou ainda, este smartphone em específico pode estar com defeito.

A Huawei também alerta seus usuários para o fato de que o software pode, de fato, se enganar e desbloquear o aparelho por pessoas ou objetos parecidos, e nunca foi descrito como “sem falhas”. Ainda assim, este ocorrido não foi constatado pelas mãos da fabricante, mesmo quando a empresa testou o recurso com gêmeos. Por conta disso, a companhia alega que está investigando o assunto.

O sensor de reconhecimento fácil do Mate 20 Pro está alocado em um notch na parte superior do display, juntamente de todos os demais sensores necessários para que a ferramenta de desbloqueio funcione. Uma das reclamações é que o entalhe é relativamente grande, causando algum incômodo visual.

Fonte: Android Authority