Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus pode derrubar o mercado de celulares em 30%, alerta Qualcomm

Por| 30 de Abril de 2020 às 16h00

Link copiado!

Coronavírus pode derrubar o mercado de celulares em 30%, alerta Qualcomm
Coronavírus pode derrubar o mercado de celulares em 30%, alerta Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Em seu relatório financeiro do primeiro trimestre de 2020, a Qualcomm registrou um resultado positivo, mas já cortou as previsões para o próximo trimestre, prevendo uma queda na remessa de celulares de 30%.

A empresa superou as expectativas do mercado ao registrar um faturamento de 5,21 bilhões de dólares (cerca de R$ 28,3 bilhões), 7% a mais do que no mesmo período de 2019. O lucro, por outro lado, caiu 21% na diferença entre os períodos.

A Qualcomm citou uma redução na demanda por aparelhos de 21% no primeiro trimestre do ano – o segundo trimestre no ano fiscal da empresa. Para o próximo trimestre, a queda de 30% na demanda terá impacto direto no faturamento do período, estimado agora entre US$ 4,4 e 5,2 bilhões.

Continua após a publicidade

Apesar da queda prevista para o mercado de celulares, a empresa não revisou a estimativa de vendas para aparelhos 5G, que segundo a Qualcomm deverá ficar entre 175 e 225 milhões de dispositivos da nova geração.

“Mantivemos nossa previsão para o 5G no ano, enquanto prevemos uma queda substancial no mercado em geral”, disse o executivo Steve Mollenkopf.

A Qualcomm informou ainda que 280 aparelhos com seus chips 5G estão no mercado ou em desenvolvimento.

Cenário pessimista

Continua após a publicidade

Este não é a primeira (e provavelmente nem a última) previsão de uma forte queda em 2020. A consultoria CCS Insight publicou um relatório em que estima uma queda de 13% nas vendas na comparação entre 2020 e 2019.

O pessimismo não afeta apenas os fabricantes de celulares, como também todas as empresas envolvidas na cadeia produtiva. A Samsung, por exemplo, já teria reduzido a compra de alguns componentes pela metade.

Fonte: Qualcomm