COMPARATIVO | Xiaomi Mi 8 vs Pocophone F1: qual o melhor e onde comprar?

Por Redação | 29 de Julho de 2019 às 15h56

*IMPORTANTE: fique atento à data de publicação desta matéria, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.

Se você está precisando comprar um smartphone novo, está de olho em topos de linha, mas os lançamentos do momento estão com preços muito salgados para o seu bolso, uma boa ideia é investir em aparelhos premium lançados em 2018, que seguem como uma ótima opção neste ano, mas já estão custando muito menos do que quando chegaram às lojas.

E duas ótimas opções são o Mi 8 e o Pocophone F1, ambos da Xiaomi. Os aparelhos estão à venda no Brasil pela Amazon, já em estoque no território nacional, o que significa que você paga em reais, não lida com as dores de cabeça envolvidas no processo de importação, o frete é barato (quando não é gratuito!), o produto chega rapidinho em sua casa, e você ainda conta com a Garantia A a Z, que protege o comprador contra eventuais problemas envolvendo o envio ou o estado do produto recebido.

Abaixo, você confere um comparativo entre ambos os aparelhos, tudo para decidir qual é o melhor de acordo com as suas necessidades:

Sobre o Xiaomi Mi 8

Como o Mi 8 foi um dos topos de linha da Xiaomi no ano passado, ele é um smartphone poderoso e com tela de respeito: seu display AMOLED tem 6,21 polegadas, resolução Full HD, e 83,8% de aproveitamento da parte frontal do aparelho.

Por dentro, o modelo conta com o chipset Snapdragon 845 de oito núcleos, aliado a 6 GB de RAM. O armazenamento vem em duas opções: 64 ou 128 GB (mas sem espaço para cartão microSD). A bateria, aqui, tem 3.400 mAh.

As câmeras também têm qualidade para ninguém botar defeito: a traseira, dupla, combina 12 + 12 megapixels, com o sensor de profundidade presente para o efeito bokeh — aquele que desfoca pontos de luz ao fundo, dando um efeito lúdico à imagem. A câmera frontal, para selfies, oferece 20 megapixels.

Sobre o Pocophone F1

Lançado em agosto do ano passado, o Pocophone F1 ainda é um dos favoritos dos fãs da Xiaomi. Ele traz especificações de ponta, dignas de um topo de linha, mas com preço de intermediário — e por isso tanto sucesso.

Por dentro, o smartphone traz processador Snapdragon 845 de oito núcleos, 6 GB de RAM, 64 GB ou 128 GB de armazenamento (expansíveis para até 256 GB com microSD), e bateria de 4.000 mAh. Sua tela IPS LCD tem 6,18 polegadas e resolução Full HD, e o modelo também traz reconhecimento facial a laser e leitor de digitais na traseira.

Quanto às câmeras, o aparelho tem sensor duplo na traseira, combinando 12 e 5 megapixels com sensor de profundidade (garantindo fotos com fundo desfocado), e a câmera frontal oferece 20 megapixels para selfies de qualidade. Ambas as câmeras (frontal e traseira) contam com recurso HDR, que deixa as imagens ainda mais vibrantes.

Comparativo: Tela e Design

Pocophone F1 (esquerda), e Mi 8 (direita)

À primeira vista, ambos são muito parecidos visualmente falando. Mas o Mi 8 é um pouco maior: ele tem tela de 6,21 polegadas, contra 6,18" do Pocophone. Contudo, as diferenças são mais impactantes ao avaliar um fator importante: enquanto o Mi 8 tem display AMOLED, o Pocophone usa IPS LCD, que tem qualidade um pouco inferior, ainda que para a maioria das pessoas esse detalhe não seja muito relevante.

Na construção, eles também se diferenciam: o Pocophone tem acabamento em plástico preto, enquanto o Mi 8 traz a tendência dos topo de linha: estrutura. traseira em vidro e em cores variadas. Ah, detalhe importante para quem não usa fones Bluetooth: o Pocophone traz entrada para fones de ouvido; já o Mi 8 eliminou essa possibilidade.

Comparativo: Bateria e Desempenho

O conjunto de hardware é praticamente o mesmo nos dois modelos: chipset Snapdragon 845 de oito núcleos, 6 GB de RAM e armazenamento de 64 GB ou 128 GB. Mas o armazenamento do Pocophone é expansível, enquanto o do Mi 8 não é. E enquanto o Mi 8 tem bateria de 3.400 mAh, o Pocophone é mais parrudo, com 4.000 mAh. E a tecnologia LiquidCool presente apenas no Pocophone o torna mais vantajoso para quem joga muito no celular, pois os componentes contam com um resfriamento potencializado, coisa que não está presente no Mi 8.

Ambos são compatíveis com a tecnologia Quick Charge 3 para o carregamento rápido da bateria, vale dizer.

Comparativo: Câmeras

Câmeras do Mi 8 (esquerda) e do Pocophone F1 (direita)

Os dois modelos têm sensor duplo na câmera traseira e sensor único na frontal, é verdade. Mas há diferenças importantes: enquanto o Mi 8 combina 12 megapixels com outros 12 MP na traseira, o Pocophone faz o mesmo com um sensor de 12 MP e outro de apenas 5 MP. Ainda, a abertura focal de f/1.9 do Pocophone acaba perdendo um pouco para a abertura de f/1.8 do Mi 8, que, por conta disso, consegue capturar uma maior riqueza de detalhes nas imagens por permitir uma maior entrada de luz no sensor. No entanto, o processador de imagens do Pocophone proporciona fotos com cores mais vivas.

Na câmera frontal, sem diferenças: ambos oferecem 20 megapixels e recursos similares. A semelhança permanece ao avaliar a gravação de vídeos, pois ambos gravam em 4K, em Full HD e em câmera lenta. Mas enquanto o Pocophone grava a 30 quadros por segundo, o Mi 8 consegue gravar a 60 fps.

Conclusão e Onde Comprar

Claro, a conclusão de qual aparelho é o melhor é você quem vai tirar. Mas, analisando o comparativo entre ambos, podemos concluir que o Pocophone F1 é a melhor opção para quem gosta de jogar pelo celular, e valoriza mais desempenho (por conta do resfriamento adicional) e autonomia da bateria. Ainda, este aparelho é um tantinho mais barato, o que pode pesar bastante na decisão de compra.

Mas o Mi 8 sai à frente para quem valoriza uma construção mais premium, uma tela de maior qualidade e câmera traseira com mais megapixels.

Comprando o Xiaomi Mi 8 com a Amazon no Brasil, você tem as seguintes oportunidades de abocanhar o aparelho em suas variantes de cores e armazenamento interno, pelo preço mais bacana do momento — pois os valores deste modelo já caíram bastante!

Já o Pocophone F1 está disponível nas seguintes opções:

Aproveite e dê uma olhadinha também em outros smartphones Xiaomi disponíveis no catálogo nacional da Amazon!

*O Canaltech Ofertas tem como objetivo informar seus leitores e publicar as melhores ofertas encontradas no varejo brasileiro. Entretanto, não nos responsabilizamos por alterações posteriores nos preços informados, uma vez que as ofertas aqui apresentadas podem ter diferentes períodos de vigência. Recomendamos aos nossos leitores que sigam nossas publicações e participem do nosso grupo de descontos no WhatsApp para receber as melhores indicações de ofertas assim que elas forem publicadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.