Publicidade

Como tirar água da câmera do celular?

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
jobu0101/Wikimedia Commons
jobu0101/Wikimedia Commons

Infelizmente, é bem comum acontecerem acidentes com o celular. Se o seu caiu na água, como piscina, vaso sanitário (popular privada), ou até mesmo teve problemas depois de outras questões do dia a dia. Mas, antes de levar seu dispositivo para uma assistência técnica, veja agora como tirar água da câmera do celular.

Como é de se imaginar, o celular é um item muito frágil quando se trata de água. Alguns modelos mais caros podem ter certificações como o IP67 e IP68 que garantem que seus componentes internos não sejam afetados pelo líquido, mas dispositivos mais baratos não contam com essa proteção extra.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com isso, levar seu smartphone para o banheiro enquanto toma banho pode fazer com que o dispositivo acabe por absorver a umidade. Dessa forma, não é incomum situações em que as câmeras podem ficar embaçadas por conta do vapor d’água e diversas outras situações de descuido no dia a dia.

Claro, o ideal é sempre procurar uma assistência técnica, mas existem soluções caseiras que podem ajudar a evitar o pior ou até mesmo solucionar o problema em alguns casos.

Mas o que fazer se entrar água na câmera do celular?

A primeira coisa a se fazer é sempre deixar o telefone o menos tempo possível funcionando depois de ter entrado em contato com água. Dessa forma, desligue o aparelho imediatamente e remova a sua capa protetora. Seque-o por completo, usando um pano de microfibra.

Depois disso, use um cotonete e tente tirar o máximo de água possível nas extremidades, cantos e, principalmente, da região das câmeras. Isso deve ajudar a tirar mais do líquido que o pano geralmente não consegue tirar.

Em seguida, uma saída que, apesar de curiosa, é muito efetiva, é deixar o smartphone mergulhado em um pote de arroz cru. Isso porque esse alimento em específico consegue absorver a umidade com extrema facilidade. Deixe-o lá por diversas horas, e assim são grandes a chances de não ter maiores problemas.

Uma coisa importante é evitar o uso do secador, apesar de parecer algo certo a se fazer, isso pode piorar a situação, empurrando a água para dentro e afetando os componentes internos, e talvez até mesmo danificando a tela do celular.

Continua após a publicidade

Mas, de qualquer forma, deixar o celular mergulhado no arroz por umas 12 a 24 horas é algo importantíssimo, e só depois desse tempo é recomendado ligá-lo novamente. Mas, se ainda assim o problema permanecer ou outras coisas começarem a aparecer, o recomendado é recorrer, sim, à assistência técnica.