Publicidade

Cientistas definem personalidades através do comportamento com smartphones

Por| 24 de Julho de 2019 às 19h00

Link copiado!

Unsplash/rawpixel.com
Unsplash/rawpixel.com

A forma em que você manuseia o seu smartphone pode dizer muito sobre a sua personalidade, segundo pesquisadores da Universidade RMIT, na Austrália. Com a ajuda de acelerômetros, pequenos sensores que rastreiam o movimento do smartphone para aplicativos, foi possível fazer este experimento.

Flora Salim, cientista da computação e professora associada da universidade, conta que estudos anteriores foram capazes de prever tipos de personalidade diferentes usando apenas logs de atividades de chamadas e mensagens, mas que o novo estudo com os dados do acelerômetro contribuiu para uma melhor precisão.

O simples fato de analisar rapidez ou distância percorrida, ou olhar o celular durante a noite, já é capaz de dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa, segundo a pesquisadora.

Continua após a publicidade

Veja quais foram as principais conclusões do estudo:

  • Pessoas mais introvertidas têm movimentos mais consistentes durante os dias da semana, enquanto extrovertidas possuem padrões mais aleatórios, encontrando pessoas diferentes e agindo com opções que não são planejadas;
  • Já pessoas mais agradáveis contam com um padrão de atividade mais aleatório, se mostrando mais ocupadas nas noites de dias de semana e em todo o fim de semana em relação às outras pessoas;
  • Mulheres mais amigáveis e mais compassivas fazem mais ligações;
  • Pessoas mais organizadas e conscientes não entram em contato com a mesma pessoa em um curto período de tempo;
  • Homens mais sensíveis e neuróticos não costumam conferir seus smartphones durante a noite, enquanto mulheres com essas características fazem isso;
  • Pessoas mais curiosas e inventivas fazem e recebem menos ligações em comparação com as outras.

A principal autora do estudo, também estudante de doutorado da Universidade RMIT, Nan Gao, conta que os resultados podem ajudar em aplicações nas redes sociais, aplicativos de paquera e em publicidade direcionada, mas que o mais interessante é poder aprender sobre nós mesmos.

"Muitos de nossos hábitos e comportamentos são inconscientes, mas quando analisados dizem muito sobre quem realmente somos e como podemos nos entender melhor, resistindo à pressão social para nos conformarmos e sentir empatia pelos outros", conta a pesquisadora.

Continua após a publicidade

Os resultados ainda foram analisados de acordo com os conhecidos cinco grandes traços de personalidades: extroversão, abertura, satisfação, consciência e neuroticismo.

O próximo objetivo da equipe é coletar dados de participantes para comprovar a efetividade do estudo.

Fonte: Eureka Alert