Chinesa Vivo registra patente de smartphone sem botões físicos

Por Rafael Rodrigues da Silva | 27 de Junho de 2019 às 23h00
Tudo sobre

Vivo Mobile Communications Co.

Saiba tudo sobre Vivo Mobile Communications Co.

Ver mais

De acordo com uma nova patente registrada no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), a fabricante chinesa de smartphones Vivo pode estar próxima de mudar a forma como pensamos em um smartphone. A marca pode estar pensando em acabar com todos os botões externos de seus smartphones, conforme consta no registro

No começo do ano, a empresa já havia mostrado o conceito do APEX 2019, um smartphone sem nenhum tipo de botão ou entrada externa, que simbolizava o modo como a empresa via os smartphones do futuro. A descoberta do registro da patente, feita pelo site LetsGoDigital, é um indicador de que esse conceito é de um futuro não muito distante.

A patente, que fala de um aparelho com o codinome de “VivoX”, não entra em detalhes sobre o que exatamente ele seria, e fala apenas se tratar de um dispositivo classe 9 — categoria em que se incluem smartphones, capinhas de celular, fones de ouvido sem fio e carregadores de bateria. Como a Vivo é conhecida apenas por, entre os itens desta categoria, produzir smartphones, é bem provável que o VivoX seja um novo aparelho — mas há também a possibilidade de ele esse aparelho ser o mesmo smartphone dobrável que a empresa também irá lançar em breve, ou ainda o próprio APEX apresentado no começo deste ano.

Patente registrada pela Vivo no escritório da União Européia (Imagem: LetsGoDigital)

Por enquanto, há três possibilidades distintas: de que o VivoX seja o smartphone dobrável da empresa, cujas primeiras imagens começaram a circular em fevereiro; de que ele seja o nome comercial do APEX 2019; ou ainda de que a patente tenha sido registrada apenas para garantir o uso do nome, e a companhia não se decidiu o que exatamente será o aparelho.

Independente do que ele realmente venha a ser, produzir um smartphone comercial com um design totalmente liso, sem nenhum botão ou conector externo, não é uma tarefa fácil. Mas, como a empresa já mostrou em diversos outros momentos, a Vivo é uma empresa que gosta de inovar em seus negócios, e esse é o tipo de inovação que a faria se destacar entre suas concorrentes no acirrado mercado chinês.

Fonte: WCCFTech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.