Celular usado: como avaliar o aparelho em 8 passos e saber se vale a pena compra
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller |

Muitas vezes, comprar um celular usado é a solução para economizar na hora de trocar de aparelho. Contudo, é preciso tomar diversos cuidados, desde verificar as condições do smartphone até tomar cuidado para não pagar caro.
- Por que celular usado ficou tão caro de repente?
- Vale a pena comprar um celular usado, de segunda mão?
Tendo isso em vista, separamos tudo o que você precisa saber para avaliar um celular usado e comprar o aparelho certo.
Confira abaixo as 8 dicas para verificar um celular usado:
- Verificar IMEI do aparelho;
- Exigir nota fiscal original;
- Avaliar estado físico da tela e corpo
- Testar todos os botões e entradas;
- Verificar saúde da bateria;
- Testar câmeras e microfone;
- Verificar acessórios originais;
- Pesquisar preços no mercado.
1. Verificar o IMEI do aparelho
A primeira verificação é buscar pelo número de IMEI. Digite "*#06#" no discador do telefone para visualizar o código. Com esse número, acesse o site "Celular Legal" da Anatel.
No site, clique em "Verificar situação" e digite o IMEI. O sistema mostra se o celular está regular, foi roubado ou é falso. Se o vendedor se recusar a fornecer o número, desista da compra.
2. Exigir nota fiscal original
Peça sempre a nota fiscal do aparelho. O documento comprova que o smartphone foi adquirido legalmente. Também permite verificar se ainda está na garantia e conferir informações como IMEI e valor original.
Em smartphones importados, a nota fiscal ajuda a identificar se é versão global compatível com o Brasil.
3. Avaliar estado físico da tela e corpo
Inspecione o aparelho durante o dia, em local bem iluminado. Procure por arranhões ou manchas na tela e verifique também marcas de impacto no corpo do celular.
Confira se as lentes da câmera estão íntegras. Qualquer dano pode comprometer a qualidade das fotos. Riscos superficiais são aceitáveis, mas telas rachadas podem gerar problemas.
4. Testar todos os botões e entradas
Os botões de volume e liga/desliga são sensíveis ao uso inadequado. Teste todos com o aparelho ligado e confirme também a resposta da tela ao toque.
Teste as entradas do aparelho: porta de carregamento, chip e fone de ouvido. Leve carregador, chip e fones compatíveis para fazer os testes. Exposição à umidade pode oxidar essas conexões, então a depender do uso, elas podem estar danificadas.
5. Verificar saúde da bateria
A bateria é o componente que mais se deteriora com o tempo. Em iPhones, acesse Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. O sistema mostra uma porcentagem da qualidade da capacidade da bateria.
Em aparelhos Android, vá até Configurações > Assistência do aparelho e bateria > Bateria. O menu mostra quanto tempo dura uma carga completa. Para ver porcentagem da saúde, baixe apps como AccuBattery.
6. Testar câmeras e microfone
Teste a câmera traseira e frontal ao tirar algumas fotos e conferir se não saem com borrões ou manchas. Grave também um vídeo curto para testar o microfone.
Assista o vídeo para verificar se os alto-falantes funcionam corretamente. Se possível, teste também o Wi-Fi e faça uma ligação com seu chip.
7. Verificar acessórios originais
Pesquise quais itens acompanham o modelo novo. Prefira aparelhos que venham com carregador, cabo USB e fone originais. Evite carregadores de outras marcas ou sem certificação.
Vale mencionar que smartphones mais recentes como iPhones e Galaxy S não incluem fones ou carregadores na caixa, apenas o cabo USB correspondente.
8. Pesquisar preços no mercado
Os preços no mercado de usados variam muito. O estado geral, aparência e pressa do vendedor influenciam no valor. Faça buscas na internet para comparar preços em plataformas como a OLX.
Sites especializados recomendam não usar apenas o preço médio como referência, já que se trata de um aparelho usado que sofreu depreciação, isto é, perdeu seu valor com o tempo de uso.
Vale a pena comprar usado?
Comprar celular usado pode ser uma boa opção para quem busca modelos com especificações avançadas por um preço menor. É possível encontrar aparelhos que foram topo de linha por valores mais acessíveis que intermediários novos.
O importante é seguir todos os passos de verificação e não ter pressa na decisão. Um celular usado bem escolhido pode oferecer excelente custo-benefício por alguns anos.
Leia mais
- Recondicionado ou seminovo? Saiba a diferença e qual vale mais a pena
- Usuários poderão revender Galaxys usados direto no site da Samsung
- É melhor comprar iPhone usado ou Android intermediário novo?
VÍDEO: Cuidados que VOCÊ deve ter ao comprar um CELULAR USADO
Fonte: Porto Seguros