Brasileirão 2026 usará iPhones para marcação de impedimento semiautomático
Por Nathan Vieira • Editado por Léo Müller |

O Brasileirão 2026 usará iPhones para marcação de impedimento semiautomático para auxiliar a arbitragem. O primeiro grande passo foi dado no Maracanã na última quarta (28), onde a CBF e a empresa Genius concluíram a instalação do sistema de impedimento semiautomático, deixando o estádio apto para iniciar a fase de testes antes do uso oficial na competição.
- Oppo reforma campos de futebol em comunidades de SP e doa material esportivo
- IA não é ameaça ao ‘romance do futebol’, diz diretor do campeonato alemão
Ao todo, 28 câmeras foram posicionadas para cobrir todo o campo. Com essa etapa concluída, o estádio entra agora no processo de habilitação das linhas do gramado, fase que antecede os testes práticos da tecnologia.
Esse avanço coloca o Maracanã como referência no projeto da CBF para modernizar a arbitragem no futebol brasileiro, seguindo padrões internacionais já adotados em grandes competições.
Testes antes do uso oficial no Brasileirão
Antes de ser utilizado oficialmente no Campeonato Brasileiro, o sistema passará por uma fase de testes rigorosa. A CBF diz que todas as etapas precisam ser cumpridas com cuidado para garantir segurança e confiabilidade nas decisões de impedimento.
O presidente do Grupo de Trabalho de Arbitragem da CBF, Netto Góes, destaca que o processo está evoluindo dentro do esperado e que o objetivo é alcançar um alto nível de excelência antes da homologação final. Após o Maracanã, outros estádios já estão no cronograma de instalação do sistema.
Leia também:
- Teste de câmera | iPhone 17 brilha com câmera frontal renovada
- iPhone 18 Pro vai ganhar tecnologia de câmeras profissionais para zoom
- iPhone com câmera de 200 MP está nos planos da Apple, sugere site
Fonte: CBF