Publicidade

Ativar o modo avião ao carregar o celular realmente funciona?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Danilo Berti / Canaltech
Danilo Berti / Canaltech

Mais do que uma exigência em voos, o Modo Avião do smartphone é uma ferramenta que pode ser utilizada de outras maneiras. Ele pode proteger seu bolso de cobranças inesperadas de dados, salvar sua bateria em momentos críticos e até acelerar o carregamento da bateria.

Como funciona o modo avião

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ao ser ativado, o modo avião desliga o sinal da rede celular (voz e dados 4G/5G). A lógica por trás do que é bloqueado mudou ao longo dos anos, como explica Edson Watanabe, Professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ:

"Antigamente, era comum desligar o sistema de transmissão dos celulares, para evitar a interferência nos sistemas de controle do avião, embora não existam registros de acidentes por conta desse tipo de interferência. Wi-Fi e Bluetooth também eram proibidos. No entanto, como a potência desses sinais é muito menor que a da transmissão celular e não há registros de acidentes envolvendo seu uso, eles acabaram sendo liberados".

O sistema de transmissão dos celulares (4G/5G) precisa de alta potência para se conectar a antenas que estão a dezenas ou centenas de quilômetros, enquanto o Wi-Fi e o Bluetooth têm um alcance e potência muito menores.

Por isso, em aparelhos modernos, é possível reativar o Wi-Fi ou o Bluetooth manualmente após ligar o modo avião. Isso permite que você use a rede Wi-Fi do avião ou seus fones de ouvido sem fio, mantendo a rede celular principal desligada.

Continua após a publicidade

Como o carregamento no modo avião faz diferença

O modo avião não faz nenhum tipo de mágica na maneira como a bateria funciona. Na verdade, ele reduz drasticamente o consumo de energia do aparelho enquanto ele carrega.

Pense no seu celular como um copo que você está tentando encher (carregamento), mas que tem pequenos furos (consumo de energia).

No carregamento normal: você está enchendo o copo, mas a água está vazando pelos "furos da rede celular, do Wi-Fi, do Bluetooth e dos apps em segundo plano".

Continua após a publicidade

No carregamento em modo avião: você "tampa" os maiores furos. A água (energia) entra e fica no copo. Com menos vazamento, o copo se enche mais rápido.

O que o modo avião desliga (e gasta energia)

Ao carregar, seu telefone não está completamente parado, mas constantemente realizando tarefas que drenam a bateria:

Continua após a publicidade

Redes Móveis: a antena do celular é o componente que mais gasta energia. Ela está em comunicação constante com a torre mais próxima para manter a conexão e o sinal de 4G/5G. Se o sinal for fraco, o telefone aumenta a potência da antena para tentar encontrar um sinal, gastando ainda mais.

Busca por Wi-Fi: mesmo que não esteja conectado, o rádio Wi-Fi varre periodicamente a área em busca de redes conhecidas.

Pesquisa por aparelhos Bluetooth: da mesma forma que o Wi-Fi, o Bluetooth procura por dispositivos pareados periodicamente, o que também consome energia

Notificações e Apps: processos em segundo plano (e-mails chegando, apps atualizando) usam processamento e rede, o que consome energia.

Continua após a publicidade

Ocasiões em que ligar o modo avião faz a diferença

Uso de carregadores lentos: caso use um carregador antigo (como os de 5W) ou a porta USB de um computador, o modo avião faz uma diferença importante, como explica o professor Watanabe.

"Se a carga é de 5 W e o celular consome 1 W para transmitir um sinal de voz, a carga é só de 4 W. Pior é que, para o celular funcionar, a tela fica ligada, consumindo outros 1 a 2 W. Sobra pouco para a carga em si. Se estiver com pressa de carregar, nem ligue a tela".

Cargas rápidas de emergência: se você tem apenas 10 ou 15 minutos e precisa do máximo de bateria possível, ativar o modo avião garante que cada minuto de carga seja o mais eficiente possível.

Continua após a publicidade

Áreas com sinal ruim: ao tentar carregar o celular em um local com péssima cobertura de celular, o modo avião é essencial para um carregamento rápido, pois impede o gasto excessivo da transmissão do sinal do celular para encontrar e se comunicar com antenas em locais distantes.

Com os carregadores ultrarrápidos modernos (60W, 100W+), a diferença percentual é menor, pois eles "enchem o balde" com uma força muito maior, superando os "vazamentos". Mesmo assim, a eficiência é tecnicamente maior.

Para o carregamento mais rápido possível (sem desligar): ative o Modo Avião e mantenha a tela desligada, pois ela é o segundo maior consumidor de bateria depois das antenas.

Leia mais no Canaltech

Continua após a publicidade