Apple trabalha em tela OLED mais fina para possível iPhone dobrável

Apple trabalha em tela OLED mais fina para possível iPhone dobrável

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 10 de Maio de 2022 às 10h40
ConceptsiPhone

Com a Samsung dominando o atual cenário de smartphones dobráveis, cada vez mais empresas apostam no formato para conquistar usuários, e a Apple será uma das principais concorrentes quando finalmente estrear no segmento nos próximos anos. Por enquanto, novos indícios apontam que a Gigante de Cupertino trabalha em uma tela OLED mais fina que pode ser usada em um possível iPhone dobrável ou outros aparelhos flexíveis.

Segundo o coreano The Elec, a Apple desenvolve um novo painel OLED sem camada polarizadora, filtro aplicado sobre o display melhorando a visibilidade da tela ao permitir passagem de luz em determinadas direções.

Formato do iPhone com tela dobrável ainda é desconhecido, podendo ser semelhante ao Galaxy Z Fold, Z Flip ou adotar um design completamente novo (Imagem: Reprodução/MacRumors)

Em contrapartida, o polarizador se destaca por reduzir o brilho do display — e removê-lo pode diminuir a vida útil da tela — e deixá-lo mais grosso e menos maleável.

Assim, a nova tela OLED pode ter como grande destaque sua menor espessura e maior flexibilidade, dois itens de extrema importância em celulares dobráveis visto que cada milímetro importa para tornar o smartphone mais compacto.

Galaxy Z Fold 3 já utiliza tela OLED sem polarizador, tornando display mais fino e flexível (Imagem: Reprodução/Samsung)

Ainda segundo o The Elec, a solução de tela OLED sem polarizador foi implementada pela Samsung no Galaxy Z Fold 3 com a chamada "Eco Square", aumentando o brilho da tela e reduzindo o consumo de energia.

Vazamentos apontam que a Apple deve apresentar seu iPhone dobrável entre 2024 e 2025. Atualmente há indícios de que a empresa já testa diferentes formatos de dobráveis, incluindo não apenas celulares que se transformam em tablets como também um MacBook com painel flexível.

Fonte: TheElec, via AppleInsider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.