Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple já trabalha em seu próprio modem 5G, confirma executivo da marca

Por| 11 de Dezembro de 2020 às 10h05

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Depois de usar seus próprios processadores em celulares, tablets e até computadores, a Apple já prepara o próximo passo para se tornar cada vez mais autossuficiente. Em discurso a seus colegas, o vice presidente de hardware da empresa Johny Srouji afirmou que a fabricante já trabalha em seus próprios modems de telefonia móvel.

A notícia não é exatamente uma surpresa, afinal a Apple adquiriu a divisão de modems da Intel em 2019. A fabricante dos chips x86 — abandonados neste ano pela maçã com a adoção dos chips Apple M1 — era fornecedora dos modems usados nos iPhones recentes, mas desistiu do segmento em abril de 2019, simultaneamente (e não por acaso) com o fim dos processos entre a Apple e a Qualcomm.

A Intel encontrou problemas no desenvolvimento de seus chips 5G, e com a saída de sua maior cliente, simplesmente jogou a toalha. A linha iPhone 12 conta com um modem de última geração da Qualcomm, mas segundo Srouji, trata-se apenas de uma solução temporária.

Continua após a publicidade
“Este ano, demos início ao desenvolvimento de nosso primeiro modem celular interno, que permitirá outra transição estratégica importante”, discursou o executivo nesta quinta-feira (10).

A Apple investiu cerca de 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 5 bi) na aquisição da divisão da Intel. Mesmo assim, a empresa não informou uma previsão de quando terá o componente pronto para uso em seus dispositivos.

A afirmação de Srouji causou uma queda nas ações da Qualcomm, apesar do mercado estar ciente da estratégia da Apple. O modem é um dos componentes mais complexos atualmente que a empresa compra de um fornecedor externo. Outras peças importantes, caso da tela ou dos chips de memória, não têm tanta concentração de mercado, oferecendo mais opções de produtos (e poder de barganha) para a Apple.

Fonte: Bloomberg