Sony lança Xperia ZQ no Brasil: confira um hands-on exclusivo

Por Pedro Cipoli

Em evento realizado na última quinta-feira (25), a Sony lançou, oficialmente, seu novo modelo top de linha, o Xperia ZQ, concorrente direto do Galaxy S4 no Brasil. Esta é a aposta da empresa no mercado de smartphones de alto desempenho. Com um preço sugerido de R$ 2.049, o modelo vem com as tecnologias mais avançadas que temos atualmente — do NFC ao 4G —, mas será que ele vale o seu dinheiro? Fizemos um hands-on exclusivo para te contar nossas primeiras impressões. Confira!

Sony Xperia ZQ

O ponto de maior destaque e bastante propagandeado pela Sony é a tela de 5 polegadas com resolução Full HD do Xperia ZQ, e por mais que tentemos, é impossível diferenciar os pixels mesmo com o olho colado na tela. A definição é tão alta que é capaz de deixar até mesmo o iPhone 5 "no chinelo", sendo bastante agradável aos olhos e difícil de acreditar que se trata de uma imagem formada por pontinhos.

Sony Xperia ZQ

Tivemos a mesma sensação quando vimos o Xperia S pela primeira vez, e mesmo neste modelo da série anterior não conseguíamos diferenciar os pixels, então por que aumentar ainda mais a resolução? Para sermos sinceros, não acreditamos que o usuário irá tirar proveito de uma resolução tão alta, já que o Android possui uma variedade de aplicativos que não são otimizados para telas maiores. Então, esse upgrade agrada no começo, mas depois de utilizarmos o ZQ por 10 minutos essa característica deixa de ser tão sensacional assim.

Xperia ZQ

Sustentar mais de 2 milhões de pixels não é para qualquer aparelho, e a princípio ficamos um pouco céticos em relação à capacidade do processador de tocar o aparelho com fluidez. Mas vimos que os 4 núcleos rodando a 1,5 Ghz são capazes de lidar com as transições de telas e alguns jogos com folga. Ainda vamos fazer uma análise completa para conferir essa sensação, mas não observamos nenhum problema de início.

Sony Xperia ZQ
Sony Xperia ZQ

Mesmo tendo 5 polegadas de tela, a "pegada" do ZQ é sensacional e não tivemos nenhum problema em levá-lo por aí no bolso da frente da calça, afinal a tela ocupa uma parte generosa do tamanho total do aparelho. A traseira é texturizada e proporciona firmeza ao segurá-lo. Este é o primeiro modelo que vemos que possui o botão Power no meio da lateral esquerda, algo que é difícil de se acostumar pois foge do padrão da maioria dos concorrentes. O acabamento é extremamente bem feito, sendo agressivo e ao mesmo tempo discreto, não chamando tanta atenção em público.

Sony Xperia ZQ

O sistema segue o padrão de smartphone da Sony, com fundos e tela que destacam todas as cores e poucas modificações na versão original do Android, que estranhamente é a 4.1 (Jelly Bean) e não a 4.2 que está há algum tempo no mercado. Pelo menos o Google Now está presente e funciona sem engasgos.

Não deixe de conferir a análise completa que publicaremos nos próximos dias!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.