Nova York suspenderá carteira de motorista daqueles que enviarem SMS ao volante

Por Redação | 04.07.2013 às 07:00
photo_camera New York Daily News

Em uma tentativa de acabar com uma prática "mortal" e "um problema crônico" na sociedade moderna, o governo do estado de Nova York, Estados Unidos, decidiu sancionar uma nova lei que prevê suspensão da carteira de motorista daqueles que forem flagrados enviando mensagens de texto enquanto dirigem.

A lei, sancionada pelo governador Andrew Cuomo, prevê suspensão da carteira de motorista por até 60 dias na primeira infração e, em caso de reincidência com menos de seis meses depois da primeira infração, a carteira ficará suspensa por seis meses. A nova regra se aplicará aos motoristas menores de 18 anos e para as pessoas com carteiras novas, e os motoristas com mais tempo de habilitação serão autuados com a perda de pontos.

A punição também será aplicada para quem for encontrado dirigindo enquanto fala ao celular. Uma pesquisa recente publicada na revista Pediatrics revela que 45% dos estudantes norte-americanos do ensino médio afirmam que enviam SMS enquanto dirigem. 69% dos motoristas entre 18 e 69 anos admitem fazer chamadas telefônicas enquanto dirigem e 31% afirmaram que costumam checar seus e-mails ou enviar mensagens ao volante.

"É melhor as pessoas começarem a pensar duas vezes antes de usar seu telefone celular ou enviar mensagens enquanto dirigem", ressaltou o governador Cuomo em entrevista ao New York Daily News.