No Brasil, venda de smartphones superou a de feature phones em 2013
Por Jones Oliveira | 17 de Janeiro de 2014 às 18h34
Uma pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC) revelou que somente no terceiro trimestre de 2013 foram vendidos cerca de 10,4 milhões de smartphones no Brasil. A marca representa um aumento de 19% em relação ao segundo trimestre daquele ano e um crescimento de 147% em comparação ao mesmo período de 2012.
Melhor que o crescimento apontado pela pesquisa é a mudança pelo qual o mercado brasileiro vem passando. Com preços cada vez menores, os smartphones atraíram mais consumidores e convenceu-lhes a deixar seus feature phones, aqueles mais básicos, na gaveta. De acordo com a pesquisa, desde o terceiro trimestre de 2012 as vendas desses aparelhos vêm caindo em detrimento dos smartphones. Para se ter uma ideia, naquela época os smartphones representavam apenas 27,5% do total de vendas de aparelhos no país e agora este número indica que os dispositivos inteligentes foram responsáveis por mais de 58% do total de vendas.
Desde o terceiro semestre de 2012, os smartphones cresceram sua participação nas vendas de novos aparelhos no Brasil em 147%
A expectativa do eMarketer é que, se as vendas continuarem aquecidas, até o fim do ano haverá mais de 40 milhões de smartphones no Brasil. Com isso eles passarão a representar praticamente 27% de todo o mercado de telefonia móvel do país.
Outro dado interessante mostra que o número de pessoas que acessam a internet através de dispositivos móveis está crescendo, principalmente entre os adolescentes. Um estudo feito no mês de setembro de 2013 pela Mobile Marketing Association em parceria com o IBOPE Nielsen Online apontou que cerca de 38% do público entre os 10 e 17 anos utilizam o smartphone como o principal meio de acesso à internet. O índice foi o maior entre todas as faixas etárias pesquisadas.
Para 38% dos jovens na faixa etária dos 10 aos 17 anos o smartphone é o principal dispositivo utilizado para acessar a internet
Ao desconsiderar a faixa etária, a pesquisa revelou que cerca de um quarto dos brasileiros que tem smartphone o utiliza como o principal dispositivo de acesso à internet.