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Estudo aponta que brasileiros compraram 104 smartphones por minuto em 2014

Por| 06 de Abril de 2015 às 12h57

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Estudo aponta que brasileiros compraram 104 smartphones por minuto em 2014
Estudo aponta que brasileiros compraram 104 smartphones por minuto em 2014

O ano de 2014 foi muito favorável ao mercado de smartphones no país. Segundo uma pesquisa da consultoria IDC Brasil, as vendas no território atingiram a marca de 54,4 milhões de aparelhos, 55% a mais do que em 2013, quando o número ficou em 35,2 milhões. Se comparada com 2012, a diferença fica ainda mais acentuada: somente o último trimestre de 2014 já iguala o número de aparelhos comercializados durante aquele ano inteiro (16 milhões).

Segundo Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil, se o ano passado não tivesse sido marcado por eventos excepcionais como a Copa do Mundo, as eleições e a alta do dólar, o desempenho do mercado mobile teria sido ainda melhor. Aparelhos como tablets, PCs e impressoras perderam forças, por exemplo: "Passamos por um ano muito complicado do ponto de vista econômico e, se levarmos em conta as outras categorias de dispositivos, o mercado de smartphones foi o único que apresentou um resultado positivo. Para ter ideia, foram comercializados cerca de 104 smartphones por minuto".

Se somarmos ainda as vendas de feature phones (os celulares "não-smart"), o desempenho do mercado brasileiro subiu 7% em relação a 2013, totalizando 70,3 milhões de telefones vendidos, inteligentes ou não. Tal número coloca o Brasil em 4º lugar no mercado mundial de telefonia móvel, atrás apenas de EUA, China e Índia. “O smartphone é cada vez mais popular no Brasil e a tendência é que essa popularização aumente, principalmente pela força de vendas das redes varejistas e pela crescente onda de lojas conceito, voltadas apenas para celulares”, afirma o analista da IDC Brasil.

A pesquisa da IDC também notou uma mudança de comportamento do consumidor na hora de comprar, o que influenciou o resultado final do comércio. De acordo com Leonardo Munin, "o brasileiro é muito sensível a preço, mas em smartphones tem avaliado melhor a questão do custo-benefício. E como tem a facilidade de crédito e parcelamento oferecidos pelo varejo, em vez de comprar um celular de entrada tem optado cada vez mais por um intermediário, contribuindo não só para o aumento das vendas mas também para o aumento do ticket médio", concluiu.

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A análise feita pela IDC Brasil apontou, por fim, que a questão das marcas é muito relevante para o consumidor nacional na hora de comprar. Um total de 6 marcas de smartphone é responsável por 95% dos aparelhos comercializados no país. De acordo com o analista, isso demonstra que o Brasil se comporta como país desenvolvido quando a questão é mercado de smartphones – uma vez que os países emergentes não concentram uma fatia tão grande do mercado nesse número restrito de empresas. "Esse é um fato curioso e mostra que tanto fabricantes nacionais quanto estrangeiros que estão chegando agora têm um grande desafio para se estabelecerem por aqui”, finaliza Munin.