X-Men '97 | Revelação sobre Jean Grey traz um mistério enorme para a série
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |
Os dois primeiros episódios de X-Men ‘97 ajudaram a criar o clima que a continuação da série animada dos mutantes precisava para contar a sua história. O final do segundo episódio já deixava um gancho incrível, que é aproveitado no capítulo seguinte disponibilizado nesta quarta-feira (27), mas que também levanta uma questão bastante importante sobre a participação de Jean Grey na trama.
- X-Men '97 | 10 episódios do desenho para assistir antes da estreia
- X-Men '97 | Tudo o que você precisa lembrar antes do retorno da série
Os primeiros episódios da nova série animada tratam sobre os acontecimentos do final do desenho animado original, com um mundo sem Charles Xavier, a chegada de Magneto como um possível aliado e Tempestade perdendo os seus poderes. Só que, logo após o nascimento do jovem Nathan Summers, filho de Ciclope e Jean Grey, uma segunda Jean aparece na porta da Mansão Xavier pedindo ajuda. Como isso é possível?
Um conto de duas Jean
O terceiro episódio de X-Men ‘97, chamado Fogo Encarnado, mostra uma segunda Jean Grey chegando à Mansão X afirmando ter acordado em laboratório e fugido em busca de sua família. Já a mutante que estava na casa com os outros X-Men não consegue entender exatamente o que está acontecendo.
Testes revelam que ambas compartilham o mesmo DNA, mas uma delas, a Jean que participou dos primeiros episódios da nova animação, é bem mais nova que a outra. A conclusão é de que ela é um clone da mutante, que teve todas as suas memórias implantadas e enviada para assumir o lugar da Jean Grey verdadeira.
Não demora muito para que seja revelado que isso foi uma armação do vilão Senhor Sinistro, que pretendia usar o clone de Jean Grey para atormentar os X-Men. Aos poucos, ela se deixa levar para esse lado do mal, assumindo a figura da Rainha dos Duendes quando aceita que tudo o que acreditou viver até aquele momento era uma ilusão.
Até o final do episódio, como era costume na maioria dos capítulos da série original, as coisas se resolvem na medida do possível, com o clone voltando a si, após uma conversa com a Jean Grey original, assumindo uma nova persona, chamada Madelyne Pryor.
Porém, nos momentos finais do episódio, as duas conversam e afirmam não terem a menor ideia de quando o Senhor Sinistro trocou as duas de lugar. “Quem foi a Fênix? Quem casou com Scott?”, pergunta Pryor.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Linha do tempo garante algumas respostas
Considerando apenas a linha de tempo do final da série animada e esses três primeiros episódios, é possível garantir que Pryor foi Jean Grey por, pelo menos, nove meses. Isso pode ser afirmado pelo fato de ela ter passado todo esse tempo grávida.
O que também significa que Nathan Summers, que eventualmente se transformará no herói Cable, é filho de Ciclope e Madelyne Pryor. Durante todo o tempo de gestação, ela estava lá, enquanto a original permanecia perdida em alguma masmorra do Senhor Sinistro.
Só que a série animada pode responder exatamente quando Jean Grey foi trocada pelo seu clone. No começo da segunda temporada, no episódio duplo Até que a Morte nos Separe, Ciclope e Jean se casam, mas são sequestrados pelo Senhor Sinistro no caminho de sua lua de mel.
O plano é roubar o DNA do casal, algo que os X-Men conseguem impedir antes que ele consiga. Após esse acontecimento, toda a saga da Fênix e da Fênix Negra acontece, mas no final da quarta temporada, ao se casarem novamente, Ciclope e Jean são atacados pelos Maus Elementos, grupo de capangas do Senhor Sinistro, que sequestram apenas a mutante, deixando Scott Summers para trás.
Eventualmente, ela é resgatada e continua agindo normalmente, mas tudo indica que foi nesse momento que o Senhor Sinistro trocou as duas Jean Grey.
As respostas podem vir dos quadrinhos
Tudo parecia resolvido, mas as coisas são ainda mais caóticas quando você leva em consideração que a Marvel está lançando uma série em quadrinhos que serve como prelúdio do desenho animado.
No final da primeira edição, lançada no dia 27 de março, o Senhor Sinistro revela que tem uma forma de rastrear Jean Grey, certamente por já ser um clone, e ele sabe que a mutante está grávida. Ele ainda revela que a criança pode ser a chave para o material genético que ele busca há anos, dando início à trama da minissérie.
Existe a possibilidade de o mistério sobre quando Jean foi trocada seja revelado dentro dessa minissérie ou em um futuro da própria animação. Apenas mais um mistério e confusão na história dos X-Men.