Publicidade

The Acolyte | Nova série de Star Wars é cancelada após a primeira temporada

Por  | 

Compartilhe:
Lucasfilm
Lucasfilm

Um dos projetos mais importantes do Disney+ em 2024 está oficialmente cancelado. Na segunda-feira (19), a Lucasfilm bateu o martelo a respeito do futuro de The Acolyte, série do universo de Star Wars que estreou em junho na plataforma, e decidiu que o show não vai retornar para uma nova temporada.

O cancelamento da série ocorreu após um recorde de audiência seguido de uma queda de interesse repentina. Acolyte estreou registrando 4,8 milhões de visualizações em seu primeiro dia no serviço de streaming — a maior estreia de uma série em 2024 no Disney+ —, mas ao longo das semanas saiu do radar e interesse do público.

De acordo com dados da Nielsen, em suas duas primeiras semanas, The Acolyte chegou a aparecer no sétimo e sexto lugar, respectivamente, do top 10 de produções mais assistidas do período. Os bons números, no entanto, não se mantiveram ao longo da temporada e o seriado desapareceu da lista, só retornando para a 10ª posição após sua season finale, em 16 de julho.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fãs criticaram retrato feito dos Jedi

Como se a baixa audiência da produção já não fosse suficiente, The Acolyte sofreu também pesadas críticas a respeito do uso que fez de efeitos especiais, da atuação do elenco e, especialmente, da forma como retratou os Jedi na trama.

Além de ter que lidar com “trolls” que a atacaram por seu elenco inclusivo, a série desagradou grande parte dos próprios fãs do universo criado por George Lucas, que reprovaram as escolhas criativas feitas por Leslye Headland (Boneca Russa), a criadora do show.

Diferente de outas produções de Star Wars que se passam na linha central da franquia, The Acolyte acontece cem anos antes de A Ameaça Fantasma, em um período conhecido como o final da Era da Alta República, quando houve grande expansão das atividades dos Jedi pela galáxia. Nesse cenário, acompanhamos os passos das gêmeas Osha e Mae (Amanda Stenberg), duas irmãs separadas ainda bebês, que trilham caminhos muito diferentes enquanto crescem.

Para boa parte do público, a forma antiética como os Jedi foram retratados na história representou um “furo” na mitologia da saga, se opondo a imagem clássica da ordem dos cavaleiros, guardiões da paz e da justiça no universo. A percepção parece ter contribuído para que muitos fãs abandonassem a série no meio do caminho, impactando diretamente em seus números e contribuindo para a decisão de cancelamento da Lucasfilm.

Continua após a publicidade

Os fãs que gostaram de The Acolyte, portanto, terão que se contentar com os oito episódios já disponíveis da produção. E, além disso, imaginar como seriam resolvidas as pontas soltas da série, que parecia caminhar para uma segunda temporada.