Netflix remove cenas fortes de 13 Reasons Why

Por Felipe Demartini | 16 de Julho de 2019 às 15h22
Tudo sobre

Netflix

Saiba tudo sobre Netflix

Ver mais

A Netflix anunciou nesta semana a remoção de uma cena de mais de três minutos da primeira temporada de 13 Reasons Why. A edição foi realizada no último episódio do ano de estreia do show como forma de retirar os detalhes da morte de Hannah Baker (Katherine Langford), um momento exibido de maneira bastante sangrenta e riquíssima em detalhes, no seriado que estreou originalmente em 2017.

De acordo com o comunicado enviado pelo serviço, o corte segue as orientações de especialistas da Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio e foi tomada junto com o criador Brian Yorkey e os produtores de 13 Reasons Why, em antecipação à estreia da terceira temporada do seriado. As alterações já foram aplicadas para todos os usuários do serviço.

A nova versão do episódio faz um corte do momento em que Hannah se olha no espelho, antes de iniciar o ato, para a reação da mãe da personagem ao encontrá-la. De acordo com Yorkey, também falando no comunidado da Netflix, o intuito da cena detalhada original era mostrar a “realidade dolorosa” do suicídio e falar a verdade sobre o tema, de forma que ninguém tentasse fazer a mesma coisa.

Entretanto, em contato com especialistas, os criadores perceberam que o trecho também poderia passar outra mensagem e servir de gatilho. Por isso, optaram pela edição. Além disso, a cada nova temporada, mais e mais pessoas assistem a 13 Reasons Why, e se uma cena específica estaria deformando a imagem do show, foi melhor optar por sua remoção em vez de sacrificar toda a mensagem do seriado.

Além de realizar a alteração, a Netflix também estaria monitorando sites de vídeo e redes sociais para remover clipes não-oficiais que tragam os momentos originais da morte de Hannah. Notificações de violação de copyright estariam sendo emitidas para os canais que disponibilizem tal conteúdo, mas essa informação não foi confirmada oficialmente nem faz parte do comunicado oficial do serviço.

A cena em questão, principalmente, foi um dos motivos pelos quais a Netflix recebeu duras críticas desde a estreia de 13 Reasons Why. Na imprensa, a empresa foi taxada como irresponsável ao abordar o tema e exibir detalhes do ato, além de estudos que apontam um aumento em tentativas desse tipo após casos notórios ou a exibição de atos em séries e filmes populares. A trama do seriado é centrada na personagem de Langford, uma adolescente que tira a própria vida e deixa fitas cassete que revela os responsáveis e os motivos pelos quais ela tomou a atitude.

A terceira temporada de 13 Reasons Why estreia ainda em 2019, mas não tem data específica para ser disponibilizada.

Como procurar ajuda

Caso você esteja sofrendo com ideações suicidas, ou conheça alguém que pode estar passando por esse momento, uma das opções de atendimento emergencial em caso de crises iminentes é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que possui acolhimento gratuito por telefone no número 188 e pelo chat do site. O CVV é uma iniciativa sem fins lucrativos e sempre tem vagas para voluntários: basta ter mais de 18 anos de idade e tempo disponível para participar do processo seletivo e receber treinamento. Em algumas modalidades é possível prestar o serviço sem sair de casa.

Fonte: The Hollywood Reporter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.