Joe Ruby, cocriador do Scooby-Doo, morre aos 87 anos

Por Claudio Yuge | 27 de Agosto de 2020 às 19h15
Reprodução/Hanna-Barbera

O roteirista de animações e executivo Joe Ruby, que, entre outros personagens cocriou Scooby-Doo ao lado de Ken Spears, morreu de causas naturais nesta quarta-feira (26) em Westlake Village, na Califórnia, aos 87 anos. Na Hanna-Barbera, Ruby e Spears também foram pais de Dinamite, Bionicão e Tutubarão.

“Ele nunca parou de escrever e criar, mesmo com a idade”, disse seu neto, Benjamin Ruby. Scooby-Doo foi lançado na CBS em 1969, depois de passar por várias versões, em uma iniciativa mais suave, em parte em resposta a reclamações sobre violência em desenhos como Space Ghost.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Reprodução/Cortesia da Everett Collection/Joseph Ruby

Junto com o designer de personagens Iwao Takamoto, Ruby e Spears idealizaram a turminha de Scooby-Doo em várias abordagens, incluindo o grupo como uma banda de rock. No final, decidiram pela formação clássica com Freddie, Velma, Daphne, Salsicha e, claro, Scooby-Doo. A atração original durou até 1976 e gerou numerosos reboots de séries e filmes.

Ruby deixa sua esposa de 63 anos, Carole, com quatro filhos e 10 netos. Scooby-Doo atualmente é exibido no Brasil no Cartoon Network.

Fonte: Variety  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.