Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | 3ª temporada de Elite traz sentimento de justiça e fechamentos

Por| 18 de Março de 2020 às 09h19

Link copiado!

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix
Tudo sobre Netflix

A série espanhola Elite acaba de ganhar a sua terceira temporada na Netflix, finalizando um caso que começou no fim da primeira. A trama acontece no mundo adolescente, com foco em uma escola de elite e com jovens muito, mas muito ricos, em meio a alguns bolsistas.

Mas diferente de Malhação e outras séries do gênero, esses adolescentes não têm vidas nada fáceis, apesar da quantidade de dinheiro em suas contas bancárias. Eles estão envolvidos em crimes, ilegalidades e abuso de drogas, vivendo essa fase de muitas descobertas de maneira mais intensa que o normal.

Atenção, esta crítica contém spoilers de Elite!

Continua após a publicidade

De uma forma inusitada, os produtores da série conseguiram levar um senso de justiça à trama, mesmo que seja de uma forma "suja", envolvendo sangue e corrupção. Polo, personagem de Álvaro Rico, foi o responsável pelo assassinato de Marina, interpretada por María Pedraza, e a temporada passada se deu nas investigações e, finalmente, na acusação do culpado.

Porém, como a justiça falha em todos os lugares do mundo, Polo conseguiu se safar, fazendo com que a polícia acreditasse na culpa de Nano (Jaime Lorente), que acabou fugindo do país. Já na terceira temporada, finalmente vemos um fim no caso.

Desde o começo, já descobrimos que Polo morreria, deixando algumas dúvidas, como quem o matou e se a sua culpa sairia impune. Isso é retratado na continuação de Elite de uma forma diferente, focando no ponto de vista de personagens diferentes em cada episódio, mas que no fim são acontecimentos entrelaçados.

Continua após a publicidade

Essa decisão trouxe um ritmo interessante para a produção espanhola, mesmo que algumas cenas acabassem sendo repetidas. Como todo bom mistério, a cada episódio que se passa, novas suposições sobre o culpado pelo assassinato de Polo surgiam, sendo um crime ainda mais difícil de decifrar pelo fato de que todos os personagens principais tinham, pelo menos, um motivo para isso.

Mas o que mais tornou a nova temporada de Elite diferente das anteriores são os destinos dos personagens, rumo à vida fora do ensino médio. Alguns dramas familiares foram intensificados durante o andamento dos episódios para levar uma sensação de alívio no final, algo que parecia nunca acontecer nas temporadas passadas.

Alguns tiveram um fechamento adequado e o tão sonhado final feliz, enquanto outros, por motivos claramente forçados pela produção, acabaram não finalizando o colégio e precisando repetir mais um ano. Esses que restaram, então, podem ser os protagonistas de uma nova temporada, acompanhada de mais uma leva de novos personagens.

Continua após a publicidade

Voltando ao final da temporada e o seu significado, a série quis mostrar que, apesar de todos os problemas e rivalidades, o grupo principal da trama sempre esteve envolvido em uma causa: a justiça por Marina. Com alguns personagens novos caindo por acaso nessa história na temporada passada, eles acabaram sendo cruciais para este fechamento.

A assassina de Polo é revelado no último episódio, que finalmente mostra como tudo aconteceu na festa de formatura, o que nos episódios passados era exibido em partes aleatórias, basicamente dando a entender onde toda a desgraça ocorreu. A culpada pelo assassinato não planejado foi Lu (Danna Paola), mas ela recebe o apoio dos amigos para não ser descoberta.

Polo não chegou a ir para a prisão, mas pagou pelo seu crime através de uma armação de seus ex-amigos, que sabotaram as investigações e conseguiram que os detetives entendessem que tudo não passou de um suicídio. A sua morte foi tão cruel e sofrida quanto a de Marina, fazendo com que os justiceiros de plantão tenham ficados contentes com a vingança "olho por olho, dente por dente".

Continua após a publicidade

Elite é entretenimento puro, com doses de sofrimento e mistério, tudo isso muito bem encaixado para uma trama adolescente e todos os seus clichês. Enquanto nas duas primeiras temporadas a história parecia se enrolar a cada vez mais, na terceira os personagens conseguiram, finalmente, ver uma luz no fim do túnel e pensar em se preparar para novos problemas, dessa vez bem mais simples e menos assustadores.

A terceira temporada completa de Elite já está disponível na Netflix.