10 motivos para assistir Sense8, a nova série da Netflix

Por Joyce Macedo
photo_camera Divulgação

No dia 5 de junho, a Netflix lançou sua nova série original chamada Sense8. Apesar do lançamento da terceira temporada da queridinha Orange is The New Black ter abafado um pouco a novidade, saiba que essa série merece sua atenção.

Sense8 narra a história de oito estranhos, os chamados sensates, que de repente começam a "compartilhar um cérebro coletivo" (ou quase isso). Basicamente, eles compartilham sensações, pensamentos e experiências uns dos outros. O elenco tem a presença de algumas figuras conhecidas, como Naveen Andrews, o Sayid da série Lost; e Joe Pantoliano, o Cypher de Matrix.

Essa é a primeira aposta da Netflix no mundo da ficção científica, mas não é “só” isso. Embora a história geral seja a respeito da evolução das capacidades humanas, as pequenas divisões na trama vão além e giram em torno da condição humana, abordando questões sociais, psicológicas e existenciais.

Se você busca riqueza de detalhes, profundidade e densidade, Sense8 foi feita para você. Mas nós listamos mais alguns motivos que podem despertar o seu interesse pela série.

1. Irmãos Wachowski

Irmãos Wachowski

A série foi dirigida, escrita e produzida pelos irmãos Wachowskis e por J. Michael Straczynski. Se você não consegue associar os nomes às obras, vamos refrescar sua memória.

Andy e Lana Wachowski são os dois grandes nomes por trás da saga Matrix e de filmes como Cloud Atlas e O Destino de Júpiter, todas produções visual e mentalmente impressionantes. Já o roteirista J. Michael Straczynski é o criador da série de TV Babylon 5 e um nome altamente envolvido com a indústria de quadrinhos.

Os três possuem uma boa base no campo da ficção científica, mas também têm algo a dizer sobre o mundo moderno. Em Sense8, eles trabalharam em um roteiro sólido e com uma narrativa que começa a divagar nos primeiros episódios, mas ao longo da trama começam a deixar escapar as grandes revelações. Basicamente, você não sabe exatamente o que está acontecendo até o final.

2. Você vai ficar confuso

Sense8

E isso pode ser muito bom. É bem provável que após assistir o primeiro episódio de Sense8 você fique com a sensação de "o que diabos aconteceu aqui?". A ideia inicial é mostrar o panorama geral da história, sem muitas explicações, e com o passar do tempo se aprofundar em cada personagem e suas ligações. Mas a grande sacada é que Sense8 faz você pensar em vez de contar detalhadamente o que vai acontecer.

3. Enredo original

Vamos combinar que ultimamente é difícil encontrar uma produção de alto nível que tenha um enredo realmente original. A maioria das séries, filmes e até mesmo games parece ser uma sequência de algo já visto, ou um remake incrementado. Sense8 traz uma trama original; mesmo que alguns elementos nos façam lembrar Heroes (sem superpoderes) ou Jumper, a sensação que temos é de ver algo totalmente inédito.

Esse elo físico e mental abriu portas para infinitas possibilidades visuais – que foram muito bem exploradas na série. Isso sem contar os dramas pessoais que prendem a atenção do espectador e dão um toque diferenciado à trama.

4. Diversidade e respeito

Sense8

Uma hacker transexual lésbica, um ator mexicano gay que tem medo de sair do armário, uma empresária coreana badass que luta vale tudo escondida e uma DJ que vive relacionamentos abusivos: esses são apenas metade dos oito protagonistas de Sense8. Como você pode imaginar, não é uma série para qualquer um.

A diversidade de sexualidades, etnias, culturas e lugares são pontos marcantes da série, que bate forte na tecla da igualdade de direitos. Mas, mais que isso, ela mostra o quão é importante pensar no próximo e respeitar as diferenças.

5. Trabalho em equipe

São oito pessoas completamente diferentes tendo que dividir o que têm de melhor e pior e ajudar uns aos outros em situações difíceis. Basicamente, eles precisam conviver com as diferenças, mas, acima de tudo, precisam saber lidar com elas para trabalhar em equipe e saírem vivos no final da história.

6. Pessoas comuns são incríveis

Sense8

A todo momento encontramos mensagens do tipo “seja você mesmo” nos episódios da série. Além disso, Sense8 reúne oito pessoas comuns, cheias de problemas, defeitos e qualidades, mas que mesmo sem ter nada “especial” conseguem fazer coisas sensacionais. No final das contas, podemos ver que todo mundo é capaz de realizar feitos impressionantes.

7. Locações

Entre belas cidades e paisagens incríveis, você pode viajar e conhecer o mundo pelos olhos da série. Sense8 mostra diversos lugares do planeta: Alemanha, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Índia, Quênia, Islândia e Inglaterra. E o mais interessante é que as cenas se passam em locais reais, com o elenco principal viajando para todas as locações pelas quais a série passa.

8. Ação

Sense8

Seria realmente decepcionante não ver algumas cenas de luta em uma série dos irmãos Watchowski, portanto Sense8 traz ótimas sequências de ação. Além dos impressionantes combates "mano a mano" e cenas com armas, o fato dos protagonistas conseguirem transferir suas habilidades físicas uns para os outros torna tudo ainda mais envolvente.

9. Conspiração do governo

Conspirações são sempre um tempero interessante para uma trama e Sense8 não deixou essa pitada de fora. É claro que um grupo com habilidades sensoriais não iria ficar fora da mira de pessoas (mais precisamente, organizações ligadas ao governo) que não querem esse tipo de evolução solta por aí, certo? Certo. Esse elemento também ajuda a alavancar cenas de ação e de união entre os oito sensates, que precisam lutar para sobreviver.

10. Turbilhão de emoções

Apesar de envolver drogas, violência, drama e uma série de outros conflitos, Sense8 também tem seus momentos de humor para dar uma aliviava na tensão. Mas é tudo muito intenso.

Agora você pode soltar uma risada com uma sacada de um personagem, mas dez minutos depois pode estar roendo as unhas com outra cena. O fato dos sensates sentirem as emoções uns dos outros faz com que os sentimentos e memórias compartilhados se misturem e levem você junto nessa viagem.

Sense8 é uma série difícil de explicar, mas, no final das contas, você se sente como o camisa 12 do time, ou melhor, como o nono sensate, compartilhando todas as emoções e sentimentos dos personagens.

Se você ficou curioso para assistir a série, todos os 12 episódios da primeira temporada de Sense8 já estão disponíveis na Netflix. Corre lá para assistir.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.