Publicidade

Wi-Fi Alliance oficializa a certificação do padrão WPA3

Por| 27 de Junho de 2018 às 12h50

Link copiado!

Wi-Fi Alliance oficializa a certificação do padrão WPA3
Wi-Fi Alliance oficializa a certificação do padrão WPA3

O certificado de segurança WP2 já está no mercado faz tempo, para finalmente poder pedir aposentadoria em 2018. A Wi-Fi Alliance, organização sem fins lucrativos que promove tecnologias para Wi-Fi, acaba de certificar produtos que terão suporte para o padrão oficial de seu sucessor, o WP3.

O padrão de segurança WP2 foi lançado 14 anos atrás e funciona bem até hoje, com o objetivo de garantir que sua rede sem fios trabalhe de forma segura — e que seu vizinho não bisbilhote sua rede, claro. O novo padrão WP3 entrega uma série de novos recursos para tornar a rede ainda mais segura, como maior facilidade para impedir que alguém consiga acesso remoto ao roteador e, assim, dificulte o trabalho de identificar senhas das redes.

O WP3 faz com que, por exemplo, a primeira tentativa de acesso por um hacker, ou seu vizinho, já inutilize todos os dados trafegados. O padrão também trabalha com novos métodos de criptografia mais refinada para usos domésticos e empresariais.

Do seu lado, do seu smartphone, tablet, computador ou qualquer dispositivo em que você configure sua senha para a rede, nada muda. Você continuará inserindo a mesma senha (se não quiser mudá-la, o que é altamente recomendável). Do outro lado do fluxo de dados, outra mudança está em maior privacidade para tudo que é transmitido entre o usuário e uma rede pública, como em uma praça ou cafeteria, por exemplo.

Continua após a publicidade

A expectativa é que os novos roteadores, smartphones e todo tipo de dispositivo Wi-Fi lançados a partir do final deste ano, já estarão prontos para o novo padrão de segurança. Alguns dispositivos lançados e já disponíveis hoje no mercado podem ser atualizados, já que o WP3 pouco depende de mudança de hardware para ser implementado.

Fonte: Android Central