WhatsApp | Novo golpe vem oferecendo cupom de R$ 50 no McDonald's

Por Se Hyeon Oh | 05 de Abril de 2019 às 08h05

Nesta quinta-feira (4), o dfndr lab, braço de pesquisa de segurança digital da PSafe, informou ao Canaltech que identificou um novo golpe que vem sendo espalhado pelo WhatsApp, onde é oferecido um suposto cupom de desconto no valor de R$ 50 na rede de fast-food McDonald's. De acordo com o laboratório, mais de 10 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso em um período de apenas 5 dias.

O golpe ocorre quando o usuário clica no link e responde às perguntas sobre o restaurante e é induzido a compartilhar o link que recebeu e acessar um site de publicidades para obter o cupom. Naturalmente, a pessoa acaba inserindo suas informações pessoais para tentar ganhar o tal desconto, mas tudo o que ela acaba recebendo é um combo de aplicativos recheados de vírus.

Link do suposto cupom de McDonalds (Imagem: PSafe)

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, explica que esse tipo de golpe se tornou bastante popular no país devido à facilidade de sua criação e ao poder de viralização que as redes sociais possuem. Além disso, ele ressalta que os mal-intencionados conseguem atingir uma grande massa de vítimas uma vez que o link for tentador o suficiente para começar a ser compartilhado.

Obviamente, para não ser pego nesse tipo de ataque, é necessário atentar aos links que recebe e checar a veracidade da página para qual ele direciona. Normalmente, as “promoções” compartilhadas por WhatsApp e outros mensageiros que prometem produtos a preços muito baixos ou cupons vantajosos demais costumam ser fraudulentas e é sempre bom manter a cautela ao receber essas mensagens. Para aumentar ainda mais a segurança, é válido considerar a instalação de antivírus nos smartphones também.

"Pesquisa" para a qual o link malicioso direciona (Imagem: PSafe)
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.