Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp | Novo golpe se aproveita da Copa América e promete camisa da Nike

Por| 31 de Maio de 2019 às 10h42

Link copiado!

WhatsApp | Novo golpe se aproveita da Copa América e promete camisa da Nike
WhatsApp | Novo golpe se aproveita da Copa América e promete camisa da Nike
Tudo sobre Kaspersky

Data importantes e grandes eventos são sinônimos de chances. Chance de comprar um produto na promoção especial, chance de alavancar os negócios e, infelizmente, chance de cair em golpes. Com a Copa América batendo à porta, a Kaspersky Lab averiguou que indivíduos mal-intencionados de plantão estão aplicando um novo golpe no WhatsApp.

No caso, os usuários recebem uma mensagem dizendo que a Nike, patrocinadora da Seleção Brasileira, está comemorando os 22 anos de parceria com a equipe e que está dando de graça camisetas oficiais da Copa América por um tempo limitado.

Quando o usuário clica no link indicado, acaba sendo redirecionado para uma página de pesquisa, onde o incauto deve responder a algumas perguntas para receber o suposto prêmio. Concluindo o processo, uma mensagem é exibida pedindo para que o usuário ligue para um número gratuito e solicite o prêmio, escolhendo a operadora da qual é cliente.

Continua após a publicidade

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, esse é o primeiro golpe via WhatsApp que se vale de números premium internacionais para ser monetizado. Ele explica que, caso a pessoa escolha a Claro ou a TIM, a ligação será feita para o Malawi, enquanto a Vivo irá se conectar com a China, e a Oi para Burundi.

Vale lembrar que promoções e ofertas boas demais, ou que oferecem prêmios grátis, são métodos de persuasão clássicas, de forma que é necessário sempre desconfiar delas. Caso a mensagem pareça ser real, verifique o endereço do site para onde foi redirecionado e se a tal promoção está sendo exibida nos sites oficiais das empresas.

Continua após a publicidade

Fonte: Kapersky