Western Digital anuncia produtos voltados para o mercado de vigilância

Por Pedro Cipoli | 29 de Abril de 2015 às 08h22
photo_camera Pedro Cipoli/Canaltech

Em uma coletiva realizada nesta terça-feira (28) no Hotel Emiliano, em São Paulo, a Western Digital anunciou sua linha de produtos voltada para o mercado de vigilância no Brasil. Segundo a empresa, esse mercado é estimado em US$ 279,2 milhões (cerca de R$ 880 milhões) na América Latina, com o Brasil tendo um papel de destaque na região. Segundo a companhia, o setor exige a implementação de uma infraestrutura adequada e equipamentos especializados e, portanto, esse será um dos seus focos daqui para frente.

Foram anunciados dois tipos de discos rígidos e dois tipos de sistemas. Em primeiro lugar temos o disco rígido da série Purple, modelo de 3,5 polegadas (o mesmo padrão dos desktops do mercado consumer) otimizado para sistemas de vigilância. A novidade utiliza componentes internos de maior qualidade (combinação de pratos, cabeçote e agulha mais resistentes) e o AllFrame, recurso exclusivo da WD que praticamente elimina erros de gravação em tempo real - algo ausente nos discos rígidos para o consumidor.

Western Digital

O usuário que pretende montar um sistema doméstico de vigilância pode escolher entre capacidades de 1 TB e 6 TB, suportando vários tipos de RAID, montagens de até 8 discos e suporte a até 32 câmeras simultâneas (4 câmeras por disco, segundo a WD). Pequenas e médias empresas podem utilizar o WD Purple NV, que é, essencialmente, um array de discos rígidos Purple (entre 4 TB e 6 TB) que suporta os formatos NVR (câmeras IP) e DVR (analógicos) e capacidade para 8 discos ou mais e até 64 câmeras simultâneas.

Western Digital

Grandes empresas e sistemas de vigilância crítica, como shopping centers, devem utilizar o WD Re, que é um Purple NV com capacidade maior, não tendo limites para a quantidade de câmeras. Além de maior, o WD Re suporta StableTrac e RAFF, que reduzem a vibração dos discos e garantem uma maior durabilidade do equipamento e suporta discos autocriptografados. O discos WD Purple trazem, por padrão, 3 anos de garantia individualmente, 3 anos de garantia no Purple NV e mais 5 anos no WD Re.

Western Digital

O último lançamento é a linha RED de discos rígidos, voltada para sistemas de backup e NAS. Essencialmente, a diferença entre as linhas Purple e RED é a presença do AllFrame na linha Purple, que não é necessário na linha RED. Ambos contam com os mesmos componentes internos, inclusive com o IntelliSeek, que reduz a velocidade de rotação dos discos (tipicamente 7200 RPM) sob demanda para economizar energia.

Além do anúncio dos produtos, a Western Digital também fez uma pequena palestra sobre como montar um sistema de vigilância de qualidade. Muitos sistemas por aí utilizam uma infraestrutura convencional, como usar discos rígidos convencionais, o que compromete a qualidade dos resultados. Discos rígidos domésticos, mesmo os vendidos pela própria WD (séries Green e Blue, por exemplo), não foram desenvolvidos para sistemas de vigilância, o que impacta tanto na performance quanto confiabilidade, além de diminuir a durabilidade dos discos.

Western Digital
Western Digital
Western Digital

O mesmo acontece em sistemas de backup de imagens. Pouco adianta ter o melhor NAS do mundo e instalar discos comuns, pois mesmo que o sistema de backup use um RAID para backup, exigirá a troca de discos com mais frequência e diminuirá a confiabilidade geral. Vale mais a pena investir no equipamento correto, desenvolvido especificamente para isso, do que gastar um bom dinheiro em um sistema completo que irá falhar quando você precisar dele.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!