Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Western Digital anuncia produtos voltados para o mercado de vigilância

Por| 29 de Abril de 2015 às 08h22

Link copiado!

Pedro Cipoli/Canaltech
Pedro Cipoli/Canaltech
Tudo sobre Western Digital

Em uma coletiva realizada nesta terça-feira (28) no Hotel Emiliano, em São Paulo, a Western Digital anunciou sua linha de produtos voltada para o mercado de vigilância no Brasil. Segundo a empresa, esse mercado é estimado em US$ 279,2 milhões (cerca de R$ 880 milhões) na América Latina, com o Brasil tendo um papel de destaque na região. Segundo a companhia, o setor exige a implementação de uma infraestrutura adequada e equipamentos especializados e, portanto, esse será um dos seus focos daqui para frente.

Foram anunciados dois tipos de discos rígidos e dois tipos de sistemas. Em primeiro lugar temos o disco rígido da série Purple, modelo de 3,5 polegadas (o mesmo padrão dos desktops do mercado consumer) otimizado para sistemas de vigilância. A novidade utiliza componentes internos de maior qualidade (combinação de pratos, cabeçote e agulha mais resistentes) e o AllFrame, recurso exclusivo da WD que praticamente elimina erros de gravação em tempo real - algo ausente nos discos rígidos para o consumidor.

O usuário que pretende montar um sistema doméstico de vigilância pode escolher entre capacidades de 1 TB e 6 TB, suportando vários tipos de RAID, montagens de até 8 discos e suporte a até 32 câmeras simultâneas (4 câmeras por disco, segundo a WD). Pequenas e médias empresas podem utilizar o WD Purple NV, que é, essencialmente, um array de discos rígidos Purple (entre 4 TB e 6 TB) que suporta os formatos NVR (câmeras IP) e DVR (analógicos) e capacidade para 8 discos ou mais e até 64 câmeras simultâneas.

Continua após a publicidade

Grandes empresas e sistemas de vigilância crítica, como shopping centers, devem utilizar o WD Re, que é um Purple NV com capacidade maior, não tendo limites para a quantidade de câmeras. Além de maior, o WD Re suporta StableTrac e RAFF, que reduzem a vibração dos discos e garantem uma maior durabilidade do equipamento e suporta discos autocriptografados. O discos WD Purple trazem, por padrão, 3 anos de garantia individualmente, 3 anos de garantia no Purple NV e mais 5 anos no WD Re.

O último lançamento é a linha RED de discos rígidos, voltada para sistemas de backup e NAS. Essencialmente, a diferença entre as linhas Purple e RED é a presença do AllFrame na linha Purple, que não é necessário na linha RED. Ambos contam com os mesmos componentes internos, inclusive com o IntelliSeek, que reduz a velocidade de rotação dos discos (tipicamente 7200 RPM) sob demanda para economizar energia.

Continua após a publicidade

Além do anúncio dos produtos, a Western Digital também fez uma pequena palestra sobre como montar um sistema de vigilância de qualidade. Muitos sistemas por aí utilizam uma infraestrutura convencional, como usar discos rígidos convencionais, o que compromete a qualidade dos resultados. Discos rígidos domésticos, mesmo os vendidos pela própria WD (séries Green e Blue, por exemplo), não foram desenvolvidos para sistemas de vigilância, o que impacta tanto na performance quanto confiabilidade, além de diminuir a durabilidade dos discos.

Continua após a publicidade

O mesmo acontece em sistemas de backup de imagens. Pouco adianta ter o melhor NAS do mundo e instalar discos comuns, pois mesmo que o sistema de backup use um RAID para backup, exigirá a troca de discos com mais frequência e diminuirá a confiabilidade geral. Vale mais a pena investir no equipamento correto, desenvolvido especificamente para isso, do que gastar um bom dinheiro em um sistema completo que irá falhar quando você precisar dele.