Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vulnerabilidade inédita é encontrada no Desktop Window Manager do Windows 10

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Abril de 2021 às 23h40

Link copiado!

Arget / Unsplash
Arget / Unsplash
Tudo sobre Kaspersky

A Kaspersky acaba de emitir um alerta a respeito de uma nova vulnerabilidade crítica encontrada por seus pesquisadores no Desktop Window Manager, componente essencial do Windows responsável por renderizar as janelas que usamos no sistema operacional. O bug foi encontrado acidentalmente por especialistas da companhia em fevereiro deste ano enquanto eles estudavam outra falha conhecida; este novo problema foi então encaminhado à Microsoft e catalogado pelo código CVE-2021-28310.

O problema foi categorizado como um zero day — ou seja, dia zero, uma vulnerabilidade desconhecida pela desenvolvedora do software e que possivelmente já esteja sendo abusada por criminosos cibernéticos. No caso, a Kaspersky acredita que grupos especializados em ataques direcionados já estavam usando o bug ativamente em conjunto com outras fraquezas conhecidas (exploits) para invadir máquinas alheias sem serem detectados por soluções de segurança.

A CVE-2021-28310 é, basicamente, uma falha de escalação de privilégios, o que significa que o atacante consegue burlar os sistemas de nivelamento de usuário do sistema operacional e se tornar administrador para realizar ações mais profundas no PC afetado. “A vulnerabilidade CVE-2021-28310 foi identificada inicialmente por nossa tecnologia de prevenção avançada contra exploits”, explica Fabio Assolini, analista de segurança sênior da Kaspersky Brasil.

Continua após a publicidade

“Nos últimos anos, criamos uma infinidade de tecnologias de proteção contra vulnerabilidades em nossos produtos que estão detectando várias falhas desconhecidas - o que está comprovando sua eficácia. Mas o mais importante é o que fazemos com esta nova informação: primeiramente reforçamos nossa missão de proteger nossos clientes e também trabalhamos em conjunto com o desenvolver para corrigi-la e garantir a segurança de todos. Este processo é chamado de divulgação responsável e deve ser adotado por todos que trabalham no mercado”, complementa o executivo.

A Microsoft já lançou atualizações de segurança para consertar a falha para diversas versões do Windows 10; os usuários precisam instalá-las o mais rápido possível para se proteger contra a vulnerabilidade.

Fonte: Kaspersky