Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você cai fácil em golpe virtual? PSafe agora tem teste online para tirar a prova

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Fevereiro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Unsplash/Luis Villasmil
Unsplash/Luis Villasmil

Golpes virtuais são cada vez mais noticiados por diversos portais de notícias, como uma tentativa de alertar a população sobre os perigos que o ambiente digital apresenta. Mas é comum que muitas pessoas imaginem ser mais inteligentes que os criminosos, ou que esses crimes nunca acontecerão com elas.

A firma de segurança PSafe tem noção disso, e em um esforço para conscientizar mais a população, criou o teste "Você é mais esperto que um hacker?", que tem como principal objetivo demonstrar como pode ser difícil distinguir uma mensagem oficial de tentativas de phishing, um dos golpes virtuais mais comuns no mundo inteiro.

Os phishings são golpes virtuais que simulam sites, aplicativos de empresas ou pessoas famosas e têm o objetivo de fisgar o usuário para obter suas informações pessoais. Este crime foi a principal estratégia dos criminosos para atrair vítimas em 2021, com a estimativa de que mais de 150 milhões de pessoas teriam caído no ano passado, no Brasil.

Continua após a publicidade

Como funciona o teste de segurança virtual?

Na prática, o teste é um quiz online, realizado no próprio navegador, que mostra aos participantes imagens de tentativas de golpes reais. As perguntas possuem múltiplas alternativas e, após a seleção da resposta, a ferramenta aponta se ela está correta ou não e ainda traz dicas de como identificar se é golpe.

No total, os participantes passam por nove baterias de perguntas relacionadas a golpes virtuais, que vão desde o phishing até mesmo Fake News, com pedidos para identificar se a imagem é verdadeira ou falsa ou qual a descrição de cada tipo de golpe virtual.

Continua após a publicidade

Depois que o participante responde uma das perguntas, o teste explica a resposta, como no caso dos exemplos de phishing identificando quais detalhes podem levantar suspeitas.

Por fim, ao finalizar as nove baterias, o teste exibe o resultado do participante, que pode variar desde chamá-lo de um iniciante na segurança virtual até um “super hacker do bem”, no caso de acertar todas as questões.

Como realizar o teste

Continua após a publicidade

O teste “Você é mais esperto que um hacker?” está disponível na página da dfndr enterprise, produto da PSafe que utiliza inteligência artificial para identificar ameaças virtuais.

Para participar do teste, basta aceitar os termos de uso e dar seu nome e um e-mail. Frisamos aqui que mesmo que a plataforma peça um endereço corporativo, provedores como Gmail ou Outlook também funcionam — mas lembramos que você de qualquer forma estará compartilhando estes dados neste processo

Por fim, o Canaltech entrou em contato com a PSafe para saber se a empresa planeja exibir o apanhado de avaliações realizadas pelos usuários. Assim que recebermos uma resposta, atualizaremos a matéria.