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Visa e Akamai se unem para evitar fraudes em compras feitas com IA

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Reprodução/Freepik
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A experiência de comprar online tem ficado cada dia mais moderna, da encriptação à automatização do processo. Em 2025, especialmente, surgiu e cresceu o uso de IA em navegadores e aparelhos móveis, com a opção de ser um assistente de compras: o objetivo da tecnologia é, ao final, se tornar um agente de IA transacional, automatizando toda a compra feita digitalmente.

Apesar de conveniente, essa assistência abre caminho para vulnerabilidades de segurança. A empresa de cibersegurança Akamai Technologies, em parceria com a operadora de cartões Visa, colaboraram para enfrentar um desses problemas: como garantir que o robô conduzindo a transação foi enviado por um humano ou por um agente malicioso ou outro bot?

Comércio eletrônico entre agentes de IA

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A parceria usa o Protocolo de Agente Confiável (TAP) da Visa para evitar fraudes, em conjunto com o reconhecimento profundo de usuário e inteligência de ameaças da Akamai, segundo o CTO desta última empresa, Patrick Sullivan. Com isso, é possível provar quem o agente de IA é e quem representa, transformando a ferramenta em um ator econômico confiável.

Diversas operadoras de cartões de crédito, aliás, têm implementado protocolos para melhorar as transações e aumentar a segurança empresarial e corporativa. Em maio deste ano, a Visa lançou, por exemplo, o Comércio Inteligente, ferramenta que providencia suporte de pagamento a desenvolvedores que criam experiências de compra de agentes de IA.

Uma das medidas é substituir detalhes de cartões, como os números, por credenciais digitais tokenizadas, bem como pagamentos de IA que permitem aos agentes fazer transações usando guias definidos pelo usuário. Em setembro, a Google também lançou o seu Protocolo de Pagamentos por Agente, iniciativa similar para proteger as compras por inteligência artificial.

Segundo o Relatório de Fraudes e Abusos Digitais de 2025 pela Akamai, o tráfego de bots de IA cresceu 300% em relação ao ano passado, evidenciando a necessidade de melhorar transações do tipo. o TAP da Visa endereça o problema com a inteligência comportamental da Akamai e reconhecimento do usuário, preservando, ainda, a identidade do comprador.

Segundo as empresas, o TAP garante que o pagamento é recebido da maneira que o comprador estipulou, com proteção de ponta a ponta: segundo a Visa, todo o protocolo pode ser implementado com mudanças mínimas na infraestrutura e experiência do usuário, algo que será possível ver nos próximos meses.

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Fonte: Visa