Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vírus “misterioso” desvia tráfego de milhares de sites com Wordpress

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Fevereiro de 2023 às 19h20

Link copiado!

Vírus “misterioso” desvia tráfego de milhares de sites com Wordpress
Vírus “misterioso” desvia tráfego de milhares de sites com Wordpress

Um malware “misterioso” já teria infectado mais de 11 mil sites com o sistema de gerenciamento de conteúdo Wordpress, redirecionando o tráfego dos usuários para páginas potencialmente perigosas. A praga faria parte de uma campanha de manipulação de visualizações de anúncios, com os domínios visitados estando cheios de propagandas cuja renda é obtida pelos criminosos.

De acordo com os especialistas em segurança da Sucuri, que revelaram a onda de contaminações, ainda não se sabe ao certo que vulnerabilidade levou à sequência de contaminações. A possibilidade é de se tratar de uma variante ainda oculta de um malware conhecido por atacar a plataforma Wordpress, sendo disseminado de forma automatizada a partir de brechas de segurança ainda desconhecidas em plug-ins ou na própria plataforma de gerenciamento de conteúdo.

Seja como for, a praga leva os visitantes de um determinado site a outro, controlado pelos criminosos desde sua criação até contas de anúncios. O vírus ainda usaria métodos de ofuscação para se manter oculto de análises de segurança, o que faz com que seu funcionamento ainda seja um mistério para os pesquisadores em segurança, enquanto ele permanece oculto e realizando suas ações no domínio comprometido.

Continua após a publicidade

Como forma de se manter escondido, o vírus realiza diferentes tarefas. Caso detecte que o acesso a uma página contaminada está sendo feito por um usuário logado do próprio site, principalmente um administrador, o redirecionamento não acontece. Além disso, usuários que visitaram páginas comprometidas nas seis horas anteriores ao novo acesso também são excluídos do comprometimento.

O redirecionamento acontece a partir de um script PHP que fica oculto em arquivos legítimos que compõem as páginas, como index, signup, activate e cron, essenciais para funcionamento do sistema de gerenciamento. Em alguns casos, até mesmo o header dos sites com Wordpress é contaminado, fazendo com que os domínios sejam reinfectados mesmo após uma reinicialização do servidor e varredura de segurança; os códigos maliciosos, também, são criptografados, reduzindo ainda mais a chance de localização.

De acordo com a Sucuri, parece haver um interesse aumentado dos cibercriminosos em comprometer sites com Wordpress para realizar direcionamentos — em novembro, por exemplo, a empresa revelou uma campanha que chegou a contaminar mais de 15 mil páginas. A diferença, desta vez, é que há todo um trabalho envolvido na ocultação, o que faz com que os especialistas deem o alerta antes mesmo de saberem exatamente com o que estão lidando.

Continua após a publicidade

Segundo eles, a melhor forma de se proteger é manter plug-ins, sistemas e o próprio Wordpress sempre atualizados, enquanto plataformas de administração devem usar senhas complexas e estarem protegidas com autenticação em duas etapas. Sistemas de monitoramento de tráfego, principalmente no que toca a jornada dos usuários, também pode ajudar a identificar possíveis redirecionamentos indevidos, o principal sinal de contaminação neste caso.

Fonte: Sucuri