Publicidade

Vírus Emotet é distribuído na Páscoa e lidera lista de malwares em março

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Abril de 2022 às 22h20

Link copiado!

FLY:D/Unsplash
FLY:D/Unsplash

O Emotet continua sendo a ameaça virtual mais comum do mundo em março, posição que ele ocupa desde o começo do ano após ter superado o Trickbot. Essas informações são do Índice Global de Ameaças divulgado pela Check Point Software, referente a março de 2022.

O Emotet é um cavalo de troia que pode instalar outras ameaças para roubar dados bancários das vítimas. Até o final de 2020, ele era a praga digital mais recorrente do cenário de segurança virtual mundial. Esse malware havia ficado um tempo fora de circulação após uma operação da Europol ter desativado seus servidores, em janeiro de 2021.

Porém, em novembro de 2021, pesquisadores identificaram que o TrickBot, a ameaça mais proeminente da segunda metade do ano passado, estava instalando nos computadores em que infectava arquivos do Emotet, fazendo a ameaça retornar gradualmente e, desde janeiro, assumir a liderança do ranking, afetando 6% das organizações em todo o mundo e 10% das empresas do Brasil.

Continua após a publicidade

Em março, sua propagação se intensificou ainda mais, com muitas campanhas de e-mail agressivas distribuíram a ameaça a partir de golpes de phishing temáticos de Páscoa, se aproveitando da proximidade com a data.

Segundo a Check Point, esses e-mails foram enviados para vítimas em todo o mundo, com um exemplo em que a linha do assunto era “buona pasqua, feliz páscoa”, mas anexado ao e-mail havia um arquivo XLS malicioso para disseminar e “instalar” o Emotet.

“A tecnologia avançou nos últimos anos a tal ponto que os cibercriminosos estão cada vez mais tendo que acreditar na confiança humana para acessar uma rede corporativa. Ao criar um tema para seus e-mails de phishing em feriados sazonais, como a Páscoa, eles podem explorar o agito das festividades e atrair as vítimas para baixar anexos maliciosos que contêm malwares como o Emotet” afirma Maya Horowitz, vice-presidente de Pesquisa da Check Point Software Technologies.

Continua após a publicidade

Ameaças em março no Brasil

O principal malware no Brasil em março prosseguiu sendo o Emotet que, em dezembro de 2021 apresentava o índice de 6,28% de impacto nas organizações brasileiras, e aumentou para 9,96% o porcentual de impacto no mês passado. O Chaes, nova ameaça capaz de roubar dados das vítimas, ocupou a segunda posição, com, continuou em segundo lugar (3,34%) no ranking nacional de março, enquanto o Glupteba (2,62%) manteve-se em terceiro.

Confira a lista com os malware mais usados no Brasil e seu impacto:

Continua após a publicidade
  • Emotet - 6,86%;
  • Chaes - 6,34%;
  • Glupteba - 2,88%;
  • PseudoManuscrypt - 2,80%;
  • XMRIG - 2,51%.

Assim como nas edições anteriores do índice, a Check Point chegou às conclusões usando o mapa ThreatCloud, maior rede colaborativa dedicada ao combate do crime cibernético do mundo. O banco de dados da empresa inspeciona mais diariamente mais de 3 bilhões de sites e 600 milhões de arquivos, identificando 250 milhões de atividades de malware.