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Unicred restabelece parte dos sistemas após ataque cibernético

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Novembro de 2021 às 14h40

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Reprodução/Unicred
Reprodução/Unicred

A Unicred, cooperativa de crédito e soluções financeiras com mais de 200 mil cooperados, afirmou ter restabelecido parte de seus sistemas afetados por um ataque digital ocorrido na segunda-feira (22). A empresa não divulgou detalhes, até o momento, sobre qual tipo de ameaça afetou suas operações.

Nesta quinta-feira (25), a instituição informa que seu aplicativo e internet banking foram restabelecidos para consulta de saldo e extrato de conta-corrente, aplicação financeira e previdência privada, transferências entre contas Unicred e transações via Pix. O site oficial e os cartões de crédito e débito da empresa também estão funcionando normalmente.

Como consequência do ataque virtual, os serviços da Unicred só estão exibidos as movimentações dos clientes feitas até as 5h da segunda (22). Segundo a instituição, as transações realizadas após o incidente estão sendo processadas gradualmente.

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Além disso, alguns sites regionais da Unicred, como o do Rio Grande do Sul, ainda não estão reestabelecidos, exibindo o pronunciamento da empresa sobre a invasão quando acessados.

O ataque

Na segunda (22), a Unicred avisou ter sido alvo de um ataque cibernético que paralisou o funcionamento de suas operações, site e canais digitais. No dia seguinte (23), a instituição emitiu um comunicado afirmando que já havia neutralizado a ameaça e o processo de normalização dos sistemas estava em andamento.

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Ainda no comunicado oficial, a Unicred afirma não ter identificado quaisquer perdas financeiras ou comprometimento de dados pessoais dos cooperados da empresa. Até o momento, a instituição não deu detalhes sobre qual tipo de ataque virtual sofreu.

Considerando a indisponibilidade dos sistemas, as principais possibilidades são ataques de sequestro virtual (ransomware) e o ataque de negação de serviço, o (DDoS).

O Canaltech entrou em contato com a Unicred, que nos enviou o seguinte pronunciamento:

Conforme informado previamente, os canais e serviços digitais da Unicred seguem sendo retomados gradualmente desde a noite da última terça-feira (23), após indisponibilidade decorrente ao ataque cibernético registrado na segunda-feira (22). O site da Unicred foi integralmente restabelecido. Os aplicativos Unicred Visa, Quanta Previdência e Investimentos permaneceram ativos. De mesmo modo, o app Unicred Mobile e o Internet Banking Unicred estão restabelecendo os serviços de forma gradual. Já estão disponíveis os serviços para consultas de saldo e extrato de conta corrente, aplicação financeira, previdência privada, capital social e comprovantes de transações, bem como transferências entre contas Unicred, operações Pix para pagamentos e transferências, TED e pagamento de contas de consumo e tributos. Os cartões Unicred estão em pleno funcionamento para crédito e débito. As agências da Unicred estão à disposição para mais esclarecimentos, assim como a Central de Relacionamento Unicred pelo WhatsApp 0800 200 7302. A Unicred conta com o apoio e a compreensão de cooperados e parceiros e manterá o mercado informado de qualquer situação relevante relacionada ao tema.
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Fonte: Convergência Digital, GZH