Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter hackeado | Apontado por jornalista, jovem nega ataque e desafia acusação

Por| 22 de Julho de 2020 às 20h15

Link copiado!

Google Discovery
Google Discovery
Tudo sobre Twitter

O mundo inteiro anseia por respostas e informações a respeito da recente invasão ao Twitter que culminou no sequestro de vários perfis famosos, incluindo Elon Musk, Bill Gates, Barack Obama, Joe Biden e Kanye West.

Embora a rede social tenha evitado apontar nomes, o jornalista de cibercrime Brian Krebs chamou atenção na internet ao apontar o dedo para Joseph O'Connor, jovem britânico de 21 anos que é conhecido na rede pelo apelido de “PlugWalkJoe”.

Para a surpresa de todos, porém, Joseph colocou a cara no sol e concedeu uma entrevista ao The New York Times, garantindo não ter nada a ver com o ocorrido em questão. “Não me importo. Podem vir me prender. Vou rir da cara deles. Não fiz nada”, garante o britânico. Em tom sarcástico, o jovem chegou a especificar que, no momento das invasões, ele estava “recebendo uma massagem” em sua residência na Espanha.

Continua após a publicidade

Não demorou muito para que a internet começasse a criticar a postura de Krebum s; muitos internautas relembraram que essa não é a primeira vez que o repórter divulga informações pessoais de supostos criminosos cibernéticos (incluindo diversos menores de idade) e realiza falsas acusações de forma pública, ignorando a máxima global de que todo cidadão deve ser considerado inocente até que se prove o contrário.

Uma das primeiras polêmicas do tipo ocorreu em março de 2018, quando Krebs divulgou dados de administradores do fórum Pr0gramm em uma suposta investigação para descobrir os invasores do serviço de mineração de criptomoedas Coinhive; já em abril de 2019, o jornalista expôs dois pesquisadores após uma discussão com os próprios envolvendo críticas ao projeto anti-spam Spamhaus.

"Repelente" de Krebs

Continua após a publicidade

A revolta popular contra Krebs é tão grande que o perfil satírico do Twitter Hacker Health anunciou, em seu site, um “repelente” batizado como Krebs-Be-Gone e que promete afastar o jornalista.

“Você é um usuário do Discord com idade entre 12 e 17 anos? Caso sim, temos más notícias: um cara de 50 anos de idade em um terno cinza chamado Brian Krebs provavelmente está te monitorando para criar uma exposição pública. Proteja-se hoje mesmo com nosso Repelente Brian Krebs testado em laboratório”, diz a página.

As ironias continuam: “Com um blog extremamente amplo e ativo, repleto de monetização e patrocínio, o selvagem Krebs constantemente precisa alimentar seu desejo incontrolável de expor as identidades de script kiddies adolescentes, permitindo-lhe lucrar ainda mais com as conversas corporativas sobre sua mais recente exposição”.

Continua após a publicidade

“Processos e conceitos legais chatos como ‘inocente até que se prove o contrário’ e ‘anonimidade de menores’ são coisas sem sentido para o Krebsy, já que ele não quer só a glória de prover detalhes especulativos para forças da lei, mas também precisa chamar atenção ao espalhar a mesma informação em domínio público através de newsletters chatas e longos blogposts”, finaliza.

Procurado pelo jornal iTWite, Krebs ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: iTWire, The New York Times