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Twitter explica notificações com "denúncias falsas" relatadas por usuários

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Março de 2022 às 20h30

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Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
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O Twitter se pronunciou na noite dessa terça-feira (29) sobre o caso de denúncias estranhas de conteúdo na plataforma que alguns usuários estavam relatando na última semana. Segundo o comunicado oficial da plataforma, a questão se deu pela exploração da ferramenta de denúncias da rede social, que possibilita a terceiros realizarem acusações em nome de contas que não são as suas.

O problema começou na semana passada, quando usuários do Twitter relataram estarem recebendo alertas da plataforma avisando sobre supostas denúncias realizadas pelas contas. A situação, a primeira vista normal, apresentava estranheza pelo fato que nenhuma dessas pessoas haviam realizado a denúncias das postagens em questão.

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No comunicado sobre a questão postado no perfil @TwitterSeguroBR, a plataforma afirmou que as denúncias estavam ocorrendo por conta de um abuso da ferramenta, que possibilita que terceiros possam reportar conteúdos nos nomes de qualquer conta na rede social.

Segundo a rede social, essa possibilidade existe para que usuários que tenham perdido acesso a seus perfis no Twitter possam ainda denunciar conteúdos que julguem serem contrários aos termos de uso da plataforma.

Ainda no comunicado, o Twitter falou que independente do número de denúncias recebidas por um conteúdo, a plataforma só toma medidas após análise interna da postagem constatar violação das regras da rede social.

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Por fim, o Twitter lamentou que algumas pessoas utilizem a ferramenta de denúncia de forma mal intencionada, mas não detalhou nenhuma medida para impedir esse tipo de problema no futuro.

Usuários não reagem bem a comunicado do Twitter

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A explicação do Twitter sobre a questão não agradou os usuários da plataforma. A opinião geral é que a rede social não se posicionou bem sobre a situação, já que não apresentou possíveis correções ao problema, possibilitando que ele continue acontecendo no futuro.

O Canaltech entrou em contato com a assessoria do Twitter perguntando se a plataforma pretende implementar ações que impeçam que esse problema possa se repetir no futuro. Assim que recebermos uma resposta, atualizaremos este conteúdo.