Twitter explica notificações com "denúncias falsas" relatadas por usuários
Por Dácio Castelo Branco • Editado por Claudio Yuge |
O Twitter se pronunciou na noite dessa terça-feira (29) sobre o caso de denúncias estranhas de conteúdo na plataforma que alguns usuários estavam relatando na última semana. Segundo o comunicado oficial da plataforma, a questão se deu pela exploração da ferramenta de denúncias da rede social, que possibilita a terceiros realizarem acusações em nome de contas que não são as suas.
- Usuários do Twitter relatam notificações estranhas com denúncias falsas
- Twitter permite pesquisar por mensagens na DM
O problema começou na semana passada, quando usuários do Twitter relataram estarem recebendo alertas da plataforma avisando sobre supostas denúncias realizadas pelas contas. A situação, a primeira vista normal, apresentava estranheza pelo fato que nenhuma dessas pessoas haviam realizado a denúncias das postagens em questão.
No comunicado sobre a questão postado no perfil @TwitterSeguroBR, a plataforma afirmou que as denúncias estavam ocorrendo por conta de um abuso da ferramenta, que possibilita que terceiros possam reportar conteúdos nos nomes de qualquer conta na rede social.
Segundo a rede social, essa possibilidade existe para que usuários que tenham perdido acesso a seus perfis no Twitter possam ainda denunciar conteúdos que julguem serem contrários aos termos de uso da plataforma.
Ainda no comunicado, o Twitter falou que independente do número de denúncias recebidas por um conteúdo, a plataforma só toma medidas após análise interna da postagem constatar violação das regras da rede social.
Por fim, o Twitter lamentou que algumas pessoas utilizem a ferramenta de denúncia de forma mal intencionada, mas não detalhou nenhuma medida para impedir esse tipo de problema no futuro.
Usuários não reagem bem a comunicado do Twitter
A explicação do Twitter sobre a questão não agradou os usuários da plataforma. A opinião geral é que a rede social não se posicionou bem sobre a situação, já que não apresentou possíveis correções ao problema, possibilitando que ele continue acontecendo no futuro.
O Canaltech entrou em contato com a assessoria do Twitter perguntando se a plataforma pretende implementar ações que impeçam que esse problema possa se repetir no futuro. Assim que recebermos uma resposta, atualizaremos este conteúdo.