Publicidade

Twitch tem páginas de games vandalizadas com fotos de Jeff Bezos

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Outubro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Twitch tem páginas de games vandalizadas com fotos de Jeff Bezos
Twitch tem páginas de games vandalizadas com fotos de Jeff Bezos

Está sendo uma semana bem complicada para a Twitch. Após o vazamento na quarta-feira (6) de um diretório de 125 GB da plataforma, com relatórios de renda de streamers, ferramentas internas e o código-fonte do site, na manhã desta sexta (8) várias páginas de jogos foram vandalizadas com imagem do fundador da Amazon, Jeff Bezos. Vale lembrar que a gigante varejista é a atual dona do serviço de streaming.

A Twitch conta com páginas individuais dedicadas para títulos de videogames, para que os visitantes possam encontrar de forma rápida lives do jogo que querem assistir. Normalmente, essas páginas, no plano de fundo, contam com imagens que referenciam o game.

Continua após a publicidade

Porém, como muitos usuários do Reddit e do Twitter comentaram durante a manhã desta sexta, várias dessas páginas estavam, no plano de fundo, com uma foto de Jeff Bezos

A mesma imagem do fundador da Amazon também foi usada na postagem que disponibilizou no site 4chan o vazamento de dados da plataforma. Para remediar o problema, a Twitch desabilitou todos os planos de fundo das páginas de jogos.

Twitch ainda em perigo?

Continua após a publicidade

Segundo um ex-funcionário da plataforma, em entrevista com o site The Verge, o vazamento de dados ocorrido na quarta-feira contém informações sobre o funcionamento de vários serviços internos do site e da Amazon, que podem ser usados para fins maliciosos enquanto a Twitch não realizar mudanças nesses aspectos afetados. Ao mesmo tempo, até a publicação desta matéria, não se sabe se a mudança de imagens de fundo foi possível a partir das informações vazadas ou pelo uso de outra vulnerabilidade.

Segundo um usuário do Reddit, é possível modificar as imagens das páginas de jogos a partir de modificações no cachê presente na Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN, no original em inglês) usada pela Twitch. CDNs são redes de servidores que guardam cópias do conteúdo de sites na sua memória, ou seja, cache, para depois os disponibilizar para os visitantes.

O usuário do Reddit termina de explicar a teoria, afirmando que caso esse método tenha sido usado, não significa que o autor da modificação tenha tido acesso a sistemas internos e informações sensíveis da Twitch, já que, embora a modificação de cachê de CDN seja uma invasão, ela não dá acesso e controle a nada além das páginas salvas em seus servidores.

Continua após a publicidade

O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa da Twitch, perguntando sobre o ocorrido. Porém, até a publicação desta notícia, a resposta ainda não havia sido enviada. A matéria será atualizada quando tivermos um posicionamento da plataforma.

Fonte: BleepingComputer, The Verge