Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup da Oracle expôs bilhões de dados de usuários em servidor desprotegido

Por| 24 de Junho de 2020 às 23h20

Link copiado!

Startup da Oracle expôs bilhões de dados de usuários em servidor desprotegido
Startup da Oracle expôs bilhões de dados de usuários em servidor desprotegido
Tudo sobre Oracle

Uma startup chamada BlueKai, adquirida pela Oracle em 2014 por US$ 400 milhões (pouco mais de R$ 2,1 bilhões na conversão direta), acabou expondo bilhões de dados de usuários, ao deixar seus registros hospedados em um servidor desprotegido por senha e sem proteções específicas, cuja base de informações estaria acessível para qualquer um.

O descuido foi identificado pelo pesquisador de segurança digital Anurag Sen, que informou o caso à Oracle por meio de um intermediário: Roi Carthy, CEO da firma de cibersegurança Hudson Rock e ex-repórter do site Techcrunch. O site, aliás, revisou a base de dados aberta e confirmou a exposição da identificação de usuários, tais como nome completo, endereços residenciais e de e-mail e dados mais sigilosos, a exemplo de compras recentes online e até assinatura e desligamento de newsletters.

Continua após a publicidade

“Não há como reforçarmos o quão reveladores alguns destes dados são”, disse ao Techcrunch o especialista Bennett Cyphers, a serviço da Electronic Frontier Foundation (EFF). A Oracle já veio a público, comunicar que tomou medidas para atacar o problema, sem detalhar exatamente quais:

“A Oracle está ciente do relatório feito por Roi Carthy da Hudson Rock, relacionado a certos registros da BlueKai que estavam potencialmente expostos na internet”, disse a porta-voz Deborah Hellinger. “Ainda que, inicialmente, as informações oferecidas pelo pesquisador não contivessem dados suficientes para identificar o sistema afetado, uma investigação interna subsequentemente determinou que duas empresas não configuraram seus serviços de forma apropriada. A Oracle tomou as medidas necessárias para evitar que um problema deste tipo volte a ocorrer."

Se você não está familiarizado com a BlueKai, então, não se sinta sozinho, já que ela pertence ao tipo de empresa que normalmente fica fora dos holofotes. Basicamente, o negócio dela é o monitoramento de hábitos do internauta em sua navegação pela internet. Esta é uma forma simplista de dizer que a BlueKai rastreia suas atividades — redes sociais onde você mantém algum perfil, sites que você visita, compras online que você tenha feito e por qual e-commerce, newsletters via e-mail que você assina ou deixou de assinar… A startup junta tudo isso e vende para outras empresas, em busca de anúncios publicitários personalizados.

Continua após a publicidade

Isso por si já faz com que a empresa tenha um grande volume de informações — e a sua aquisição pela Oracle teria potencializado esse efeito. A empresa de Redwood City fundada por Larry Ellison também detém bancos de dados de perfis de consumidores, na maioria, empresariais. Assim, a BlueKai tem acesso a um número massivo de informações.

Prática silenciosa de monitoramento

De acordo com o TechCrunch, a startup emprega meios mais sorrateiros de monitoramento e rastreio, permitindo que alguns sites incorporem imagens praticamente invisíveis, do tamanho de um pixel, que coletam informações sobre o seu sistema, logo na primeira URL aberta. Isso refere-se ao seu computador, marca, hardware da máquina, sistema operacional, navegador utilizado e até informações da rede pela qual você está conectado. Ah, e ela também tem a capacidade de “amarrar” as atividades do seu navegador do smartphone ao computador pessoal, desde que você use ambos pela mesma rede. Assim, a BlueKai consegue aferir os seus hábitos e dados, independente da plataforma usada.

Continua após a publicidade

Juntando isso com as chamadas “bases comuns”, é possível para uma empresa criar uma espécie de “impressão digital”, facilitando a sua identificação. Nada disso é necessariamente ilegal e muitas empresas seguem os mesmos padrões, mas o problema aqui era “onde” essas informações estavam guardadas — o referido “servidor desprotegido” mencionado mais acima.

Um exemplo: nos dados analisados pelo Techcrunch, o site identificou um homem alemão (nome evidentemente resguardado) que usou um cartão de crédito pré-pago para fazer uma aposta de 10 euros em um site de eSports. Tal registro trazia seu nome, o valor da transação, seu endereço residencial e de e-mail e também seu telefone — tudo isso sem que uma credencial fossse exigida.

A Oracle recusou-se a comentar se ela ou a BlueKai entraram em contato com os usuários afetados, também não informando se comunicou às autoridades norte-americanas sobre o incidente, como manda a legislação estatal da Califórnia, onde a empresa tem seu quartel-general.

Fonte: Techcrunch