Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Smartwatches para crianças possuem graves falhas de segurança, dizem analistas

Por| 28 de Setembro de 2020 às 19h45

Link copiado!

Divulgação: Xplora
Divulgação: Xplora

Todo mundo sabe que o mercado de Internet das Coisas (IoT) não é exatamente seguro — as empresas estão adicionando conectividade em diversos dispositivos, mas nem sempre estão dando a devida atenção a questões de privacidade e segurança cibernética. Como exemplo, pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, na Alemanha, acaba de encontrar graves vulnerabilidades em diversos smartwatches para crianças.

Esses gadgets são, ironicamente, projetados para permitir uma comunicação segura entre crianças e seus pais, permitindo que os progenitores acompanhem a localização geográfica dos pequenos, troquem mensagens de texto e voz e até mesmo recebam pedidos de socorro (SOS) em smartphones cadastrados para tal.

Os relógios inteligentes — fabricados pelas marcas Starlian, JBC, Polywell, Pingonaut, ANIO e Xplora — possuem uma série de falhas estruturais que podem ser abusadas por criminosos cibernéticos. O principal problema detectado é a falta de criptografia na comunicação entre os dispositivos e os servidores das empresas, o que permite a interceptação de dados e espionagem da comunicação entre pais e filhos.

Continua após a publicidade

Dois modelos em específico (o ANIO4 touch, da ANIO, e o Panda 2, da Pingonaut) apresentaram ainda falhas no processo de autenticação, bug que pode ser usado por um atacante para adentrar no servidor usando credenciais legítimas, falsificar sua identidade e enviar mensagens para os pais se passando pelo filho ou vice-versa.

Todas as vulnerabilidades detectadas pelos pesquisadores — com exceção daquelas identificadas nos relógios da marca Starlian — já foram corrigidas pelos fabricantes, mas os responsáveis devem garantir que as atualizações mais recentes estejam instaladas no aparelho. No caso do Panda 2, a Pingonaut prometeu adicionar em breve criptografia TLS para proteger a comunicação entre o smartwatch e os servidores.

Fonte: ESET