Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Serasa registra 3 milhões de tentativas de fraudes de identidade em 9 meses

Por| 29 de Novembro de 2022 às 15h20

Link copiado!

Pexels/ThisIsEngineering
Pexels/ThisIsEngineering

Os roubos de contas e perfis aumentaram bastante nos últimos anos, principalmente por conta de vários vazamentos massivos, que facilitaram aos bandidos dados importantes de milhares de brasileiros. E, neste ano, esse tipo de crime continua em alta: de acordo com dados da empresa de análise de informações de crédito Serasa, em 2022 foram mais de 3 milhões de tentativas de fraudes de identidade registradas entre janeiro e setembro.

O índice é alto, praticamente uma tentativa a cada oito segundos. Desses 3 milhões, 1,7 milhão foram relacionadas ao segmento de bancos e cartões. O segmento das financeiras é o segundo mais utilizado, com 528 mil tentativas, seguido pelo setor de serviços, com 457 mil, em terceiro lugar. As de varejo ficam em quarta posição, com 254 mil. Telefonia aparece por último, com 79 mil.

A faixa etária mais afetada por esse tipo de crime fica entre 36 a 50 anos, com um acúmulo de 1,1 milhão de tentativas de fraudes de identidade. Em segundo vêm os consumidores entre 26 e 35, que sofreram 839 mil. Os mais velhos também continuam sendo bastante visados, com os usuários de 51 a 60 anos registrando 427 mil. Os menos afetados foram os jovens com té 25 anos, com 349 mil; e os idosos acima de 60 anos, com 334 mil.

Continua após a publicidade

O Estado de São Paulo é o mais visado pelos criminosos, com cerca de 934 mil tentativas de fraudes de identidade entre janeiro e setembro de 2022. Em seguida vêm Rio de Janeiro (331 mil), Minas Gerais (263 mil), Paraná (201 mil) e Rio Grande do Sul (151 mil). Com menos registros vêm Acre (8.432), Amapá (8.363) e Roraima (5.891).

Como evitar tentativas de fraudes

Os especialistas da Serasa Experian sugere algumas medidas para que os consumidores possam se proteger melhor das tentativas de fraude:

  • Só inclua informações pessoais e dados de cartão em sites seguros;
  • Senhas e códigos de acesso não devem ser fornecidos fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Cadastro de chaves Pix deve ser feito apenas nos canais oficiais dos bancos;
  • Cuidado com mensagens por e-mails, SMS e réplicas de sites, que aproveitam a distração para roubar informações e dados de cartão de crédito, senhas e outras informações pessoas.
Continua após a publicidade

Além disso, nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, muito menos os que você recebe via WhatsApp. “Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador”, complementa o comunicado da Serasa.