Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Semana do Brasil: golpistas já estão aplicando ofertas falsas; fique de olho

Por| 03 de Setembro de 2020 às 23h20

Link copiado!

u_lxme1rwy
u_lxme1rwy

A Semana do Brasil, campanha nacional similar à Black Friday, começou nesta quinta-feira (3) e se estenderá até o dia 13. Em menos de 24 horas, porém, pesquisadores da Kaspersky já identificaram campanhas maliciosas criadas por criminosos cibernéticos para lesar internautas desatentos. Os golpistas, como esperado, estão disseminando falsas ofertas através de páginas que simulam com perfeição grandes lojas online.

Em um dos casos mais graves entre os encontrados pela companhia, os estelionatários criaram um perfil falso no Facebook, utilizando todos os elementos visuais da marca de ecommerce original, e publicou uma oferta de uma smart TV por apenas R$ 599. A postagem foi impulsionada com as ferramentas de publicidade da rede social para atingir um número ainda maior de vítimas.

Ao clicar na promoção, o internauta era direcionado para um site que simulava com perfeição o original. Quem cair na armadilha, além de perder dinheiro com um produto que jamais será entregue, também oferece seus dados pessoais (incluindo endereço e CPF) para os criminosos.

Continua após a publicidade

“O cibercrime brasileiro está sempre atento a datas especiais para lançar os seus ataques. Então, é importante que o usuário tenha consciência de que nem tudo que é oferecido na internet — mesmo em redes sociais confiáveis, como o Facebook — é verdadeiro”, observa Claudio Martinelli, diretor-general da Kaspersky para a América Latina.

“Desconfie de preços absurdos, não acredite em ‘lojas’ que só aceitam pagamento em boleto, não clique em anúncios que redirecionam para sites cujo nome é diferente do legítimo e não compartilhe estes anúncios. Não seja instrumento para prejudicar um amigo ou familiar”, acrescenta o executivo.

Fonte: Kaspersky