Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem autorização, serviço de nuvem pega fotos de usuários para treinar IA

Por| 10 de Maio de 2019 às 11h38

Link copiado!

Sem autorização, serviço de nuvem pega fotos de usuários para treinar IA
Sem autorização, serviço de nuvem pega fotos de usuários para treinar IA

Imagine a seguinte situação: você decide salvar as suas fotos pessoais em um serviço de nuvem e a empresa usa suas imagens – sem autorização – para treinar uma ferramenta de reconhecimento facial. Foi exatamente isso que aconteceu com usuários do aplicativo de armazenamento de fotos Ever, que soma mais de 1 milhão de downloads na Google Play Store.

A "farsa" foi descoberta por uma reportagem do NBC News nesta quinta-feira (9). De acordo com a publicação, a Ever não deixava claro aos usuários que as fotos compartilhadas são utilizadas no serviço Ever AI, uma tecnologia vendida para empresas privadas, policiais e militares. Depois do contato da reportagem, entretanto, uma breve referência foi adicionada à política de privacidade da empresa.

Em outras palavras, a Ever transformou seu serviço de armazenamento num negócio muito mais lucrativo e com milhões de usuários. O uso de nuvens para guardar arquivos pessoais não é raro: o recurso permite a liberação de espaço de armazenamento no smartphone e também garante que as fotos não "desaparecerão".

Continua após a publicidade

"Isso parece uma violação flagrante da privacidade das pessoas", disse Jacob Snow, advogado de tecnologia e liberdades civis da American Civil Liberties Union, no norte da Califórnia. "Eles estão tirando fotos das famílias das pessoas, fotos de um aplicativo de fotos particular e usando-as para criar tecnologia de vigilância. Isso é extremamente preocupante".

O CEO da Ever, Doug Aley, defendeu a empresa dizendo que a Ever AI não compartilha com os clientes qualquer informação que permita a identificação dos usuários.

De acordo com ele, os bilhões de imagens são usados ​​para instruir um algoritmo sobre como identificar rostos. Sempre que os usuários da Ever ativam o reconhecimento facial em suas fotos para agrupar imagens das mesmas pessoas, a tecnologia vai aprendendo e treinando a si mesma.

Continua após a publicidade

Para o NBC News, Aley ainda alegou que os usuários da Ever sabem que o reconhecimento facial faz parte da missão da empresa e observou que isso é mencionado na política de privacidade do aplicativo, atualizada apenas em 15 de abril de 2019.

Existem muitas empresas que oferecem produtos e serviços de reconhecimento facial, incluindo Amazon e Microsoft. Neste caso, as empresas treinam a maioria de seus algoritmos com conjuntos de dados bem estabelecidos e de circulação pública – alguns dos quais também enfrentam críticas por tirar fotos de pessoas sem o consentimento explícito delas. Já a Ever usa as fotos de seus próprios clientes para melhorar sua tecnologia comercial.

O uso de fotos pessoais pelas empresas de reconhecimento facial levanta preocupações crescentes de especialistas em privacidade e defensores dos direitos civis. Eles observam que milhões de pessoas estão compartilhando fotos e informações pessoais online sem perceber como as imagens poderiam ser usadas para desenvolver produtos de vigilância.

No site de inteligência artificial da Ever, a empresa incentiva que agências públicas usem a "tecnologia da Ever para fornecer aos seus cidadãos e policiais o mais alto grau de proteção contra o crime, a violência e a injustiça".

Continua após a publicidade

A empresa também diz possuir um "conjunto de dados globais privados de 13 bilhões de fotos e vídeos em constante expansão" de dezenas de milhões de usuários em 95 países.

Até agora, a Ever AI firmou contratos apenas com empresas privadas, incluindo um acordo anunciado no ano passado com a SoftBank Robotics, fabricante do robô Pepper, para atendimento ao cliente em ambientes de hospitalidade e varejo.

Para o professor de direito da Universidade de Nova York, Jason Schultz, o Ever AI deve fazer mais para informar aos usuários da Ever sobre como suas fotos estão sendo usadas. Enterrar a informação em uma política de privacidade de 2.500 palavras que a maioria dos usuários não lê é insuficiente: "A ideia de que os usuários deram consentimento real de qualquer tipo é ridícula".

Mudança de negócios

Continua após a publicidade

Aley, que entrou na Ever em 2016, disse que a empresa decidiu explorar o reconhecimento facial há cerca de dois anos e meio, quando ele e outros líderes perceberam que um aplicativo gratuito de fotos não seria muito lucrativo. A mudança impulsionou a Ever financeiramente: depois de anunciar o novo serviço, a empresa levantou US$ 16 milhões no final de 2017 – mais da metade de seu investimento total até o momento.

De acordo com o CEO, ter um banco de dados com mais de 13 bilhões de imagens foi incrivelmente valioso no desenvolvimento de um sistema de reconhecimento facial. "Se você é capaz de alimentar um sistema com muitos milhões de rostos, esse sistema vai acabar sendo melhor e mais preciso".

Um teste de benchmark da indústria descobriu no ano passado que a tecnologia de reconhecimento facial da Ever AI tem precisão de 99,85%.

Quando perguntado se a empresa poderia explicar melhor aos usuários que as fotos eram usadas para impulsionar o Ever AI, Aley disse que não. "Acho que nossa política de privacidade e termos de serviço são muito claros e bem articulados".

Continua após a publicidade

Anteriormente, a política de privacidade da Ever dizia que a tecnologia de reconhecimento facial era usada para ajudar a "organizar seus arquivos e compartilhá-los com as pessoas certas". A única indicação de que as fotos seriam usadas para outra finalidade era a linha: "Seus arquivos podem ser usados para ajudar a melhorar e treinar nossos produtos e tecnologias".

Em 15 de abril, uma semana após a NBC News entrar em contato com a Ever, a empresa acrescentou mais detalhes: "Algumas dessas tecnologias podem ser usadas em nossos produtos e serviços separados para clientes corporativos, incluindo nossas ofertas de reconhecimento facial, mas seus arquivos e informações pessoais não serão", afirma a política.

Mas parece que a política da Ever não está assim tão clara para os usuários quanto pensa Aley. Três usuários entrevistados pelo NBC News desconheciam o compartilhamento de fotos para o treinamento da tecnologia de reconhecimento facial. Depois do contato da reportagem, um deles excluiu o aplicativo.

Já a estudante de segundo ano da Millsaps College em Jackson, Mississippi, Mariah Hall, 19, disse estar "chocada". "Os desenvolvedores não foram claros sobre suas intenções nem sobre o uso de minhas fotos. É triste porque acredito que seja uma enorme invasão de privacidade".

Continua após a publicidade

A estudante usa o Ever para armazenar fotos e liberar espaço em seu smartphone há cinco anos. "Se uma empresa usa a informação de seus consumidores para fazer parceria com alguém – a polícia, o FBI – deve ser uma das primeiras coisas que é dito aos consumidores antes de baixar o aplicativo".

Para evitar situações assim, a dica do Canaltech é: fique atento da próxima vez que usar um aplicativo de nuvem para salvar seus arquivos pessoais e dê preferência para serviços mais conhecidos como o Fotos, da Google, Dropbox e OneDrive.

Fonte: NBC News