/i331005.jpeg)
Sebrae sofre ataque e fica com site e sistemas fora do ar
O Sebrae confirmou ter sido vítima de um ataque cibernético que deixou sites e sistemas fora do ar, pelo menos, desde o último domingo (27). Em comunicado, a organização disse estar trabalhando para reestabelecer suas plataformas o mais rapidamente possível, mas sem fornecer uma previsão, enquanto segue atendendo aos pequenos empresários por telefone e WhatsApp.
Enquanto isso, sites da instituição permanecem fora do ar, o que inclui seu domínio nacional e também outros serviços ligados a ele, assim como aqueles relacionados à atuação estadual do Sebrae. Páginas localizadas em outros domínios, entretanto, têm comportamento irregular, com o braço de Santa Catarina permanecendo no ar, enquanto o do Paraná exibe um aviso de manutenção e replica o comunicado oficial enviado à imprensa.
O Sebrae está com sistemas de informática interrompidos👇 pic.twitter.com/JWJNBfUwcH
— Sebrae (@sebrae) March 29, 2022
Nas redes sociais, usuários também apontam outros sistemas que ficaram fora do ar por conta do ataque, incluindo uma plataforma de emissão de notas fiscais que é fornecida gratuitamente pela organização. O mesmo também vale para os sites que disponibilizam vagas e cursos, com os usuários incapazes de realizarem inscrições ou submeterem candidaturas.
Alguma alma boa poderia me informar se quando o servidor da sebrae ta fora do ar tbm afeta o emissor de nota fiscal? To tendo abrir o programa aqui mas ta dando erro pic.twitter.com/a0ReroSRLS
— acarajé frio (@waandeberg) March 28, 2022
As causas do incidente, entretanto, não foram reveladas, com o Sebrae prometendo seguir informando seus clientes e o público em geral. O órgão também não revelou o escopo do ataque nem a possibilidade de comprometimento de dados sensíveis, afirmando apenas que segue investigando o caso para responsabilizar os envolvidos e remediar danos causados.
Enquanto os sistemas seguem fora do ar sem previsão de retorno, resta aos usuários, apenas, aguardarem. O ideal é prestar atenção em comunicações oficiais do Sebrae e evitar links alternativos para acesso às plataformas ou softwares do órgão, bem como mensagens ou e-mails de terceiros que possam tentar se passar por ele.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.