Publicidade

Roubaram minha conta do Instagram, e agora? 3 coisas imediatas a fazer

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Setembro de 2022 às 18h20

Link copiado!

Mockup: Graphberry
Mockup: Graphberry
Tudo sobre Instagram

A invasão de contas do Instagram tem se tornado algo cada vez mais comum. Hoje, é normal, por exemplo, ver uma propaganda aleatória de investimentos ou oferta de produtos usados, como smartphones, móveis ou computadores em stories de pessoas que não fariam esse tipo de postagem em condições normais, o que é sinal de violação do perfil.

Ter a conta invadida é uma grande dor de cabeça para qualquer usuário do Instagram, mas é ainda pior para as empresas, já que muitos negócios são 100% dependentes das redes sociais para funcionar. Nesses casos, a invasão de um perfil pode representar a perda de uma ferramenta de marketing importante, ou até mesmo de um canal de vendas diretas.

O que fazer no caso de roubo de conta de Instagram

Continua após a publicidade

Estima-se que uma conta desprotegida possa ser invadida em até 10 minutos por um criminoso profissional e experiente. Em geral, isso é feito com uso de informações de login obtidas anteriormente, campanhas de phishing ou com uso de aplicativo de terceiros. Caso sua conta tenha sido invadida, é importante agir rápido e tomar essas três medidas.

1- Atividades de login: este mecanismo é encontrado nas configurações do Instagram e é importante usá-lo periodicamente. A verificação de atividade permite que o usuário veja todas às vezes que alguém tenha usado uma combinação de login e senha para tentar entrar naquela conta. Isso pode ajudar a reconhecer logins suspeitos, mostrando data e hora de cada tentativa.

2- Recuperação de senha: para usar essa opção, clique na opção “Esqueci minha senha” na tela de login. Em seguida, na página de redefinição da credencial, coloque seu número de telefone ou endereço de e-mail e depois em “Enviar link de login”. Neste momento, o Instagram enviará um link para redefinição de senha no seu e-mail, que permitirá recuperar sua conta.

3- Denúncia ao suporte: as duas opções acima só são úteis caso você perceba a invasão rapidamente e aja da mesma maneira. Mas se o invasor alterar dados como nome de usuário, e-mail e telefone logo após invadir a conta, a opção que sobra é denunciar a violação para o Instagram. Para isso, é necessário preencher um formulário, informando todos os detalhes sobre o perfil.

Continua após a publicidade

Após informar os dados, selecione a opção “Minha conta foi hackeada” e depois clique em “Solicitar Suporte”. Depois disso, o Instagram fará uma investigação do caso, que inclui uma confirmação de identidade, como medida extra de segurança. Esta confirmação envolve o envio de um código e o pedido de uma selfie segurando um pedaço de papel com o código anotado.

A rede social também pede a confirmação do e-mail original usado na criação da conta, assim como o número de telefone usado para esse fim. Com todas essas informações em mãos, o Instagram verificará se a pessoa que enviou aquelas informações é, de fato, o dono da conta.