Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

RockYou2021 | 8,4 bilhões de senhas são reveladas no maior vazamento da história

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Junho de 2021 às 21h00

Link copiado!

stevanovicigor/Depositphotos
stevanovicigor/Depositphotos

Aconteceu nesta segunda-feira (7) aquele que já é considerado o maior vazamento de senhas da história da internet. O evento, que já é chamado de RockYou2021, foi marcado pela divulgação de mais de 8,4 bilhões de senhas de acesso em um fórum popular entre hackers na forma de um arquivo ".txt" com tamanho superior a 100 GB.

Segundo o site Cyber News, o autor da compilação afirma que todas as senhas reveladas possuem entre seis a 20 caracteres, não possuem caracteres ASCII e tiveram seus espaços em branco removidos. O nome da compilação faz referência ao RockYou, vazamento de dados relatado em 2009 no qual 32 milhões de senhas da rede social de mesmo nome foram divulgadas publicamente.

Continua após a publicidade

Ainda não há detalhes de como exatamente esse esse bilhões de credenciais foram compiladas e de que onde elas foram extraídas. Mas esse tipo de vazamento ganha ainda mais importância quando um crimisoso pode, por exemplo, usar técnicas simples de entrada de senhas, apenas testando as combinações até que ela libere acesso para um serviço popular — e isso fica mais perigoso ainda no caso de pessoas que usam as mesmas credenciais em múltiplos serviços.

Até então, o maior vazamento de dados da história era conhecido como Compilation of Many Breaches (COMB), que reunia 3,2 bilhões de chaves de acesso — menos da metade daquelas presentes no RockYou2021. O grande número reunido indica que alguns usuários podem ter sido prejudicados mais de uma vez, o que exige tomar medidas de segurança imediatas para evitar que seus dados pessoais sejam comprometidos.

Como se proteger?

Segundo o CyberNews, há formas simples de se proteger, mesmo que seus dados tenham sido comprometidos:

Continua após a publicidade
  1. Use ferramentas para descobrir se seus dados foram comprometidos, como aquela oferecida pela empresa — clique no link para acessar;
  2. Caso uma senha tenha sido comprometida, mude-a imediatamente para outra;
  3. Habilite a verificação em duas etapas para todas as suas contas;
  4. Nunca clique em links suspeitos ou faça download de anexos de fontes desconhecidas

O impacto potencial do RockYou2021 é gigantesco, especialmente quando consideramos que muitas pessoas não seguem dicas básicas de segurança e usam a mesma senha em diversos serviços. Ao tomar controle sobre somente um deles, criminosos podem tomar controle sobre boa parte da vida pessoal de uma vítima, usando seus detalhes para realizar golpes e espalhar sua influência.

Fonte: Cybernews