Posts privados no Instagram podem ser facilmente copiados e compartilhados

Por Claudio Yuge | 09 de Setembro de 2019 às 22h50
Pixabay
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

Os problemas envolvendo o Facebook e privacidade parecem mesmo não ter fim, e agora mais uma questão, desta vez com o Instagram, vem para aumentar a lista. Após alguns testes, o pessoal do BuzzFeed Tech e do News Working Group conseguiu acessar e compartilhar postagens e dados sobre as as mesmas apenas realizando uma inspeção muito simples nos códigos HTML.

Para isso, é necessário apenas que um usuário acesse as imagens e vídeos que estão sendo carregados na página da conta privada via navegador no desktop, e que abra as particularidades dela para extrair a URL de origem. É possível ver e baixar fotos e vídeos, até mesmo depois que eles expiraram ou foram deletados — nos Stories, até dois dias após a veiculação, e no Feed ainda mais tempo.

Veja como é fácil obter as informações da postagem privada (GIF: BuzzFeed News)

A coisa toda fica mais grave porque o Instagram consegue rastrear quem vê o que você publica no app, mas não via endereços virtuais públicos. Ou seja, fica difícil ter a extensão de todas as pessoas que já viram o que, supostamente, deveria ser exclusivo aos seus seguidores. E o pior é que essa manobra vai além de apenas tirar um “print”, pois contém detalhes sobre uma foto, como data, dimensões, como foi inserida, e podem comprovar autenticidade.

Por enquanto, o Facebook não se manifestou a respeito desta falha no Instagram; entretanto, é mais uma brecha para abalar a confiabilidade de ambas as redes sociais.

Fonte: BuzzFeed News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.