Publicidade

Polícia prende adolescente que roubou 64 milhões de dados de empresas

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/The Australian
Reprodução/The Australian

Um adolescente de 19 anos foi preso em Barcelona, na Espanha, após ser acusado de roubar 64 milhões de registros obtidos durante invasões digitais nos sistemas de nove empresas.

De acordo com a polícia espanhola, além do roubo de dados, o jovem ainda tentou vender essas credenciais em vários fóruns online frequentados por hackers. Ele usava seis contas diferentes e cinco pseudônimos para passar despercebido com as ações criminosas.

Por enquanto, as autoridades ainda não sabem dizer quantas pessoas foram afetadas pela violação de segurança, mas foram detectados os vazamentos de informações como nomes, endereços residenciais, e-mails, números de telefone e números de identificação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Violação de privacidade massiva

As investigações do caso ocorriam desde junho deste ano, período em que a polícia espanhola teve conhecimento das invasões. Os nomes das empresas afetadas não foram divulgados.

Durante a operação, os agentes policiais confiscaram computadores do adolescente, assim como carteiras de criptomoedas que supostamente continham fundos provenientes da venda de informações obtidas nos ataques.

O jovem, que não teve seu nome revelado, enfrenta alegações voltadas ao envolvimento em crimes cibernéticos, acesso e divulgação não autorizados de informações privadas e violação de privacidade.

Leia também:

Fonte: Bleeding Computer