Polícia prende adolescente que roubou 64 milhões de dados de empresas
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

Um adolescente de 19 anos foi preso em Barcelona, na Espanha, após ser acusado de roubar 64 milhões de registros obtidos durante invasões digitais nos sistemas de nove empresas.
- Hacker universitário vende acesso a sites do governo no Telegram por R$ 15
- Adolescente diz ser líder de famoso grupo de hackers; cibercriminosos negam
De acordo com a polícia espanhola, além do roubo de dados, o jovem ainda tentou vender essas credenciais em vários fóruns online frequentados por hackers. Ele usava seis contas diferentes e cinco pseudônimos para passar despercebido com as ações criminosas.
Por enquanto, as autoridades ainda não sabem dizer quantas pessoas foram afetadas pela violação de segurança, mas foram detectados os vazamentos de informações como nomes, endereços residenciais, e-mails, números de telefone e números de identificação.
Violação de privacidade massiva
As investigações do caso ocorriam desde junho deste ano, período em que a polícia espanhola teve conhecimento das invasões. Os nomes das empresas afetadas não foram divulgados.
Durante a operação, os agentes policiais confiscaram computadores do adolescente, assim como carteiras de criptomoedas que supostamente continham fundos provenientes da venda de informações obtidas nos ataques.
O jovem, que não teve seu nome revelado, enfrenta alegações voltadas ao envolvimento em crimes cibernéticos, acesso e divulgação não autorizados de informações privadas e violação de privacidade.
Leia também:
- Falha grave em VPN corporativa permite invasão e controle total de empresas
- Mais de 30 falhas em assistentes de programação com IA permitem roubo de dados
- Sua IA de programação pode estar obedecendo a hackers sem você saber
Fonte: Bleeding Computer