Publicidade

Polícia derruba mais de 6 mil links extremistas escondidos em games

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Sean Do/Unsplash
Sean Do/Unsplash

Uma operação da Europol, agência de inteligência da União Europeia, derrubou milhares de links em plataformas de jogos que continham materiais racistas, xenofóbicos e terroristas.

A ação policial identificou que os conteúdos extremistas estavam em locais populares entre jovens e adultos, contando com a ajuda de oito países para removê-los.

Ao todo, foram encontrados 5.408 links relacionados a conteúdos jihadistas, 1.070 links voltados para materiais violentos de extrema-direita e 105 links com publicações racistas e xenofóbicas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o conteúdo extremista se espalha

Segundo os especialistas, nesse caso, os criadores dos conteúdos extremistas geralmente usam plataformas de jogos, inclusive aquelas criadas para transmissões ao vivo de gameplay, para disseminar esses materiais entre os usuários.

A investigação observou ainda que a ação ocorre, na grande maioria, em lives que contam com chats em tempo real, fóruns de discussão com dicas e notícias de jogos, e espaços online de games que oferecem recursos sociais.

Outro ponto que a ação identificou foi uma certa dificuldade para encontrar contas extremistas nessas plataformas, já que grande parte delas não demonstra ter qualquer ligação visível com esse tipo de conteúdo.

Diante dos perigos envolvendo o assunto, a operação policial faz parte de uma iniciativa para evitar a disseminação de materiais extremistas na internet, principalmente entre jovens. A ação também considera o aumento dessas publicações em plataformas de jogos, organizando medidas para barrar a proliferação na web.

Leia também:

Continua após a publicidade

Fonte: Infosecurity Magazine