Plex | Serviço de streaming expôs e-mails e senhas de usuários
Por Felipe Demartini • Editado por Claudio Yuge |

A plataforma de streaming e servidores de mídia Plex anunciou nesta quarta-feira (24) que foi alvo de uma violação de segurança, com acesso a informações de seus usuários por terceiros não-autorizados. Nomes de usuário, e-mails e senhas teriam sido visualizados pelos invasores, enquanto os utilizadores atingidos estão sendo notificados por e-mail.
- Plex agora reúne conteúdos de mais de 100 serviços de streaming em um só lugar
- Como escolher a melhor plataforma de streaming para séries e filmes
A mensagem não traz muitos detalhes sobre o incidente, mas confirma que, caso tenham sido visualizadas durante o ataque, as senhas estavam em um formato criptografado, que seguia as melhores práticas de segurança. Ainda assim, como abundância de cautela, o Plex pede que os usuários atingidos modifiquem suas credenciais, além de usarem a opção de desconectar a conta de todos os outros dispositivos, como forma de evitar qualquer eventual acesso não-autorizado.
No momento em que essa reportagem é escrita, entretanto, alguns usuários relatam problemas nos servidores do Plex, que dificultam a troca de senha de acesso. A companhia não se pronunciou sobre o assunto, enquanto os relatos no site DownDetector, que reúne notificações desse tipo, ainda apresentam um baixo nível de ocorrências no momento em que esta reportagem é escrita.
No comunicado sobre o incidente, a empresa afirma ainda que informações de pagamento e cartões de crédito não ficaram vulneráveis, já que não ficam armazenadas em seus servidores. O mesmo também vale para outras informações pessoais e dos servidores de mídia cadastrados na aplicação, que além de oferecer conteúdo por streaming, também permite que os usuários transmitam arquivos de vídeo de um computador para outros aparelhos conectados à mesma rede.
Como dito, a orientação de troca de senhas é uma medida de excesso de cautela, mas não será obrigatória mesmo aos usuários comprometidos pela intrusão. Outras medidas de proteção de contas, não apenas do Plex, envolvem a ativação de verificação em duas etapas e a utilização de credenciais complexas e exclusivas de cada serviço, de forma que uma exposição, caso comprometedora, não acabe abrindo as portas para invasões a outros serviços.
O Plex pede, ainda, atenção aos usuários quanto a eventuais contatos de golpistas que tentem se passar pela empresa, solicitando senhas ou dados financeiros. Ela esclarece que não faz isso e pediu desculpas aos clientes por qualquer inconveniente que a abertura possa ter causado, enquanto trabalha para fortalecer ainda mais seus protocolos de segurança digital.